Por ser um assunto muito comentado, estudado e recorrente, é comum que surjam alguns mitos relacionados ao fato. Compilamos dez dessas crenças e desmistificamos para você entender melhor.
Calvície: alguns mitos mais frequentes
1. “Lavar os cabelos todos os dias aumenta a calvície”: Muito pelo contrário. Quem tem cabelos oleosos deve ter um cuidado especial na higiene do couro cabeludo e dos fios, pois quanto mais a oleosidade estiver presente, mais ela pode estimular a queda.
2. “Dietas radicais não tem a ver com a queda dos fios”: Na realidade, elas tem tudo a ver. Dietas extremamente restritivas, como as que eliminam um ou mais grupos de alimentos, deixam de fornecer uma série de substâncias essenciais à saúde do organismo e, consequentemente, dos fios e do couro cabeludo, e podem desencadear uma queda por desnutrição.
3. “Cortar frequentemente o cabelo faz os fios pararem de cair”: Totalmente mito. A estrutura externa não tem relação com a estrutura interna, e nem com a raiz, que é onde começa o processo que levará à queda e à calvície.
4. “Usar muito gel faz os cabelos caírem”: Não é verdade, pode ficar tranquilo. O único cuidado recomendado é o de tirar o gel dos fios assim que chegar em casa, pois os cabelos endurecidos pelo produto podem ressecar e ficarem quebradiços.
5. “Usar boné ou chapéu faz o cabelo cair”: A queda se desencadeia nas estruturas do fio que ficam abaixo do couro cabeludo, portanto o uso de bonés e chapéus não causa a queda. Porém, utilizar esses acessórios por muito tempo pode abafar o couro e aumentar a oleosidade, agravando uma queda já existente.
6. “Quem tem muita caspa vai ficar calvo um dia”: Como dissemos acima, a oleosidade do couro cabeludo, comum em quem tem caspa, pode agravar, mas não causar a calvície.
7. “Estresse não tem nada a ver com queda de cabelo”: As reações causadas no corpo pelo estresse podem desencadear a perda de cabelos, inclusive levando a quadros de alopécia areata, que é a perda de tufos de fios em lugares delimitados no couro cabeludo.
8. “Fazer muita atividade física faz os cabelos caírem”: A atividade física não tem nenhuma ligação com a perda dos cabelos, podendo inclusive ser benéfica para quem sofre de queda, justamente por conta da melhor circulação sanguínea no organismo de quem pratica esportes.
9. “Se o cabelo cair, ele não cresce mais”: Praticamente todos os casos de calvície tem cura ou pelo menos podem ser minimizados. Porém, caso a solução não ocorra por meio de medicação ou tratamentos típicos, ainda é possível recuperar os fios através de técnicas como o implante capilar.
10. “Escovar ou pentear os cabelos faz com que eles caiam mais”: A escovação ou o ato de pentear os cabelos só “derrubam” do couro cabeludo os fios que já estavam prontos para cair, e que completaram seu ciclo vital. Penteie ou escove com cuidado para evitar a quebra dos fios.