X

Alopecia: O que é, principais causas e como tratar

A alopecia, caracterizada pela perda excessiva dos cabelos, é um problema comum entre homens e mulheres e pode ser causada por diversos fatores, que vão desde a predisposição genética até um desequilíbrio hormonal ou falta de determinados nutrientes no organismo.

Entenda quais são as principais causas da queda de cabelo e os possíveis tratamentos para essa disfunção.

Alopecia: o que é?

A alopecia é uma disfunção que causa perda temporária ou definitiva de pelos ou cabelos e pode afetar pessoas mais jovens ou de idade mais avançada, de forma total ou parcial, dependendo do motivo.

Existem várias causas para a alopecia, como o uso de determinados medicamentos, alterações psicológicas, predisposição genética, traumas, infecções, doenças autoimunes e alterações da estrutura capilar, por exemplo.

Tipos de alopecia

A alopecia androgenética, conhecida como calvície, é, sem dúvidas, o tipo mais conhecido de alopecia. Ela ocorre devido a uma predisposição genética e, apesar de ser mais comum entre os homens, uma pequena porcentagem de mulheres também pode ser atingida.

A calvície acontece por causa do DHT (di-hidrotestosterona), um hormônio responsável pelo afinamento dos fios e pela diminuição progressiva dos folículos pilosos, que passam a ter um ciclo de vida menor.

Outro tipo de alopecia é a alopecia areata. Nesse caso, a queda de cabelo é motivada por um mecanismo autoimune do organismo e resulta em falhas circulares sem nenhum fio.

A alopecia por tração ocorre quando os cabelos são presos de forma muito tracionada, por isso é mais comum em mulheres. Essa tração causa uma lesão na haste do cabelo, o que pode levar à queda definitiva dos fios.

A alopecia cicatricial é um tipo de alopecia que causa a queda de cabelo definitiva, ou seja, a unidade folicular é completamente destruída. Ela pode acontecer em decorrência de doenças como foliculite fúngica ou bacteriana, lúpus discoide e líquen plano pilar.

Por fim, o eflúvio telógeno é um tipo de queda de cabelo motivada pela alteração da distribuição dos fios em seu ciclo de vida, ou seja, há uma quantidade maior de fios na fase de queda e uma quantidade menor em fase de crescimento.

Alopecia: como tratar?

Os tratamentos para alopecia estão sempre se modernizando. Dependendo do tipo de alopecia e do grau de perda dos fios, é possível realizar tratamentos com medicações tópicas e por via oral. Em outros casos, o tratamento indicado é cirúrgico, por meio de transplante capilar.

Também conhecido como implante capilar, o transplante é um procedimento que retira os folículos capilares do próprio paciente, de uma área que não tenha sido atingida pela queda, e os implanta na área calva.

Na clínica do Dr. Fabrício, você conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para te ajudar no diagnóstico e no tratamento da alopecia. Realize a sua avaliação online e agende uma consulta!

agenciawebline: