O aumento dos glúteos através de cirurgia pode ser feito de duas maneiras: através da inclusão de implantes de silicone ou através de enxerto de gordura durante uma cirurgia de lipoescultura.
A lipoescultura é uma cirurgia que consiste na retirada de gordura de uma determinada região e colocação desta gordura, após ser adequadamente preparada, em outra parte do corpo, como os glúteos.
A medida que a gordura é coletada durante a lipoaspiração, esta é armazenada em um frasco estéril. Após coletada, antes de ser injetada, essa gordura deve ser centrifugada. Ocorre que o material coletado com a lipoaspiração não contém apenas gordura, é composto por solução de infiltração, sangue e gordura. O material utilizado na lipoenxertia para o aumento dos glúteos é apenas a gordura. Caso seja injetado solução de infiltração ou sangue, esse volume será depois absorvido, o importante é que seja injetado apenas gordura. Para isso, a separação dos componentes do lipoaspirado é feito através da centrifugação, e assim, apenas gordura é injetada.
Mas essa gordura que foi injetada nos glúteos tem resultado definitivo ou provisório?
Quando se fala que a gordura é injetada nos glúteos, na verdade deve-se entender que o que realmente é injetado é um grupo de células de gordura, os adipócitos. Essas células são estruturas vivas, e portanto, se forem adequadamente coletadas durante a lipoaspiração, separadas e isoladas corretamente, quando injetadas nos glúteos, essas células continuarão vivas e assim o resultado será duradouro, agora, caso ocorra algum problema durante o processo de enxertia de gordura, essas células não irão se manter vivas e logo serão absorvidas, e assim o resultado não será definitivo.
Outro ponto importante é que como essa gordura injetada, ou melhor, esses adipócitos, são estruturas vivas, sofrem influência da variação de peso do indivíduo. Ou seja, se uma pessoa é submetida a enxerto de gordura nos glúteos e após um determinado período de tempo sofre um aumento de peso, haverá um aumento da gordura do corpo como um todo e também haverá uma aumento do volume da gordura injetada nos glúteos. E, o inverso é verdadeiro, caso ocorra um emagrecimento, haverá diminuição da gordura do corpo como um todo e também redução do volume injetado no glúteo.
Portanto, o aumento de glúteos realizado com o enxerto de gordura, se adequadamente realizado, possui resultado duradouro, porém sofrerá influência da variação de peso do indivíduo.