Neste conteúdo, explicaremos o que é e como é feito o transplante capilar, quais são as técnicas utilizadas e, porque ele é uma excelente alternativa. Aqui, você tirará todas as suas dúvidas sobre o procedimento de transplante capilar, além de descobrir quais são os cuidados a serem tomadas para a escolha de um médico especialista.
Entenda o que é o transplante capilar
O transplante capilar é um procedimento médico que tem como objetivo realocar os folículos capilares que não estão predispostos à calvície para o espaço calvo. Ao serem transferidos, os folículos propiciam o crescimento do cabelo na área afetada pela queda dos fios. Portanto, é uma técnica ou solução eficiente para aqueles que pretendem ver os seus cabelos voltarem a crescer normalmente.
Saiba por que o transplante capilar é uma excelente alternativa
Ele é diferente do implante cujo processo consiste em colocar cabelo não natural na pele afetada. Dessa forma, é uma excelente alternativa para acabar com falhas, entradas e calvície, porque utiliza os fios do próprio paciente. Todas as pessoas que têm problemas hereditários com a falta dos fios de cabelo podem fazer o transplante mediante consulta com um profissional especializado.
Descubra como é feito o transplante capilar
O médico especialista inicia o procedimento retirando os folículos capilares, ou seja, a estrutura na qual está localizada a raiz do cabelo, sendo esta a área doadora dos fios. Normalmente as regiões que doam os folículos são as laterais e a nuca do próprio paciente, mas também é possível retirar de outras partes do corpo, como a barba. Depois, as raízes são aplicadas na área receptora.
Compreenda quais as técnicas utilizadas no transplante capilar
Existem 2 técnicas muito utilizadas para a realização do transplante capilar: FUT e FUE. A técnica FUT (Follicular Unit Transplantation) consiste em retirar uma faixa do couro cabeludo, separar os folículos com instrumentos especiais, prepará-los e implantá-los na área desejada. Nesse caso, o custo é menor, sendo realizada uma sutura cujos pontos são removidos entre 10 a 15 dias.
Já na técnica FUE (Follicular Unit Extration) as unidades foliculares são retiradas uma de cada vez. O tempo do procedimento é bem maior em comparação à outra técnica, mas a recuperação é mais rápida e não necessita de sutura. A cicatriz é muito pequena, razão pela qual é facilmente camuflada pelos cabelos. Em ambos os casos os fios começam a crescer dentro de alguns meses.
Confira quando deve ser feito o transplante capilar
O procedimento de transplante capilar deve ser feito quando os remédios e as loções indicadas pelos médicos deixam de produzir os efeitos desejados. Antes de realizar a pequena cirurgia, o profissional investiga a causa da perda dos fios para saber se esse é o tratamento mais indicado. É aconselhável que o paciente procure auxílio assim que o cabelo comece a rarear e a formar a entrada no topo da cabeça.
Enfim, agora você já sabe como é feito o transplante capilar. Tenha muito cuidado ao escolher um médico especialista para realizar o procedimento, pois se trata de um tratamento que precisa ser realizado de acordo com a melhor técnica para cada situação.
O Dr. Fabrício Ribeiro utiliza a técnica FUE, a mais interessante para não deixar cicatrizes visíveis e possibilitar que os seus pacientes utilizem cabelos curtos ao longo de suas vidas. Essa é a técnica menos invasiva, causa menos dor após terminar o efeito da anestesia e pode ser realizada com folículos capilares retirados da barba. Entre em contato!