Procedimento é a solução natural e definitiva para disfunção
Muito se fala da perda de sobrancelha, e se existe algum procedimento definitivo para solucioná-la. Um dos métodos mais utilizados, a micropigmentação – ou maquiagem definitiva –, apresenta algumas desvantagens. Com o tempo a região micropigmentada clareia, fazendo-se necessário retoques graduais para obter as características do primeiro procedimento. Além disso, a maquiagem não possui textura, resultando em uma região com certa artificialidade. Sendo assim, uma das alternativas mais vantajosas é o implante de sobrancelha, que leva a um resultado mais natural e definitivo.
Quais são as causas da perda de sobrancelha
Antes de solucionar o problema, é preciso saber quais são as causas – independentemente se o procedimento é um implante de sobrancelha, implante capilar ou transplante capilar. No caso da perda da sobrancelha, são apresentadas diversas causas.
A principal é a extração excessiva dos pelos, um “cuidado” comum principalmente entre mulheres. Doenças do organismo também ajudam a contribuir com a perda, como o hipotireoidismo, sífilis e hanseníase; bem como doenças inflamatórias, dermatites e outras disfunções específicas que atingem os pelos, como a alopecia areata e o líquen plano pilar.
Como é realizado o procedimento
Na cirurgia são utilizados os fios de cabelos do próprio paciente e, na medida que os fios são preparados, são implantados um a um – no sentido e direção adequados. Os fios da área doadora irão manter suas características, ou seja, crescerão na mesma velocidade dos cabelos. Sendo assim, após o procedimento é necessário os novos fios sejam aparados a cada 20 a 30 dias.
O implante de sobrancelha é realizado com anestesia local, tendo duração de, em média, 2 horas. Para isso, é retirada uma pequena faixa do couro cabeludo do paciente e, com o auxílio de microscópios estereoscópicos, os fios são devidamente separados, um por um. Assim como a retirada, o implante é feito individualmente – ou seja, as unidades foliculares são implantadas uma por uma.
O resultado, no entanto, não é imediato. Na verdade, após o procedimento, não apresentados resultados prévios em que, após 2 a 4, semanas os fios caem – permanecendo as configurações de suas raízes. Após 3 meses, as unidades foliculares voltam a crescer definitivamente.
Quais são os cuidados pós-cirurgia
Normalmente, a região que foi submetida ao procedimento apresenta irritações e inchaço. Para isso, são necessários alguns cuidados básicos e gradualmente solucionados. É indicado manter a cabeça sempre elevada e, se preciso, utilizar mais de um travesseiro durante o sono. Compressas frias e analgésicos prescritos pelo médico cirurgião também são soluções para o inchaço.
Ao lavar a sobrancelha, deve-se utilizar um pincel – de preferência de maquiagem – macio. Em relação ao produto utilizado, é recomendado shampoo infantil, para não arder os olhos. Esse procedimento deve ter início após 48 horas do implante e tem duração de, em média, 10 dias. No caso da exposição externa, deve-se evitar o sol por até 2 meses após a cirurgia.
Além desses cuidados pós-operatórios, outros procedimentos são recomendados com base no estado clínico do paciente e suas diferentes características.