X

Como é a recuperação após uma cirurgia de lipoaspiração?

A lipoaspiração é a cirurgia que ocupa o primeiro lugar na lista dos procedimentos plásticos realizados no Brasil. Seu principal objetivo é acabar com os acúmulos indesejáveis de gorduras que se mantêm nos contornos corporais mesmo com a malhação intensa e a alimentação correta.

Apesar de relativamente simples, a lipoaspiração é uma cirurgia como todas as demais, e precisa de cuidados antes, durante e após o procedimento, garantindo o sucesso do resultado e a plena recuperação do paciente. Entenda como ocorre a recuperação após a lipo.

Recuperação cuidadosa

Após a alta médica, o paciente deve ter alguns cuidados para que a recuperação seja plena e corra com total tranquilidade. O primeiro e principal deles é o repouso, que não deve ser absoluto, e sim relativo, ou seja, com o paciente se movimentando pela casa nos primeiros três dias, pelo menos. As caminhadas em casa ajudam a melhorar a circulação sanguínea e evitar complicações como a trombose. Na lipo a laser os cuidados são os mesmos.

Se autorizado pelo médico, o paciente pode voltar à fazer atividades físicas duas semanas após a intervenção cirúrgica. Porém, deve pegar leve nos treinos: é preciso iniciar com tranquilidade, e progressivamente. Após um mês mais ou menos, já é possível investir um pouco mais nos exercícios que assegurem a manutenção da boa forma.

O uso da cinta modeladora é indispensável por ao menos 45 dias, prazo que pode ser aumentado conforme indicação médica. Elas reduzem o edema (inchaço) comum no período pós-cirúrgico, além de colaborar com a cicatrização.

Fique de olho na alimentação: nada de dietas restritivas nos primeiros 15 dias pós cirurgia, pois nesse meio tempo o corpo precisa de nutrientes para se recuperar mais rapidamente. Verduras, frutas, legumes, proteínas, devem estar no prato. Após esses dias, o paciente pode voltar à sua dieta, reforçando o equilíbrio da alimentação para evitar o ganho de peso.

Dr Fabrício Ribeiro: