X

Como os folículos são colocados na área receptora?

A cirurgia de transplante capilar na técnica FUE (Folicular Unit Extraction) é dividida em duas etapas. A primeira e mais trabalhosa é a extração das unidades foliculares; a segunda, não menos importante, consiste na colocação das unidades foliculares extraídas na região de área calva (receptora).

Os folículos extraídos no transplante capilar pela técnica FUE podem ser colocados na área receptora de três maneiras:

1) Stick and place (fura e coloca) : Essa técnica é muito realizada na Brasil e trata-se de realizar uma incisão na área receptora e, imediatamente depois, uma assistente realiza a colocação do folículo na pequena incisão realizada.

2) Premade incisions (incisões pré fabricadas): Nessa técnica, todas as incisões são feitas na área receptoras e, mais tarde, assistentes realizam a colocação dos folículos nas incisões realizadas. Uma vantagem desta técnica é que permite que os folículos sejam colocados por mais de uma pessoa ao mesmo tempo.

3) Implanters: O uso destes dispositivos para auxiliar a colocação das unidades foliculares apresenta um crescimento entre os cirurgiões capilares nos últimos anos. Os implanters são canetas com agulhas na ponta. Essas agulhas possuem uma fenda que permitem a colocação dos folículos dentro da agulha. Para a realização dessa técnica, necessita-se da ajuda de dois assistentes. Os assistentes realizam o “carregamento” dos implanters com os folículos enquanto o cirurgião realiza o transplante propriamente dito. A grande vantagem do uso do implanter é proteger a unidade folicular durante a colocação. Com habilidade e experiência, é possível ganhar agilidade. A desvantagem deste método é que necessita treinamento, sendo que a curva de aprendizado é longa.

Apesar da fase de extração dos folículos na técnica FUE ser a etapa mais difícil, a colocação das unidades foliculares na área receptora tem papel fundamental no resultado final da cirurgia. Cada equipe possui sua preferência, sendo o detalhe mais importante que o folículo seja colocado de maneira cuidadosa, para que não ocorra o traumatismo do folículo na fase de implante.

Dr Fabrício Ribeiro: