Durante a quimioterapia, método medicamentosos empregado no tratamento de diversos tipos de câncer, o paciente pode apresentar queda de cabelo como efeito colateral. Isso ocorre porque os medicamentos utilizados atacam as células do corpo que se multiplicam rapidamente, como as cancerígenas e as dos bulbos capilares. Esse efeito colateral pode ou não se manifestar, sendo necessário conversar com o médico antes de iniciar o tratamento para saber mais a respeito e ter ciência sobre o que de fato irá ocorrer com os fios.
Nos casos em que acontece a queda capilar, o cabelo começa a crescer naturalmente após a finalização da quimioterapia e, geralmente, os novos fios mantêm a aparência dos anteriores. Mas para manter os cabelos sadios e torná-los radiantes novamente, o paciente que se submeteu ao tratamento quimioterápico pode seguir algumas dicas, que auxiliarão na recuperação da sua auto-estima e bem-estar!
Alimentação balanceada
Nesse momento, o corpo precisa se fortalecer e, portanto, é fundamental manter a dieta equilibrada e rica em vários nutrientes. Dessa maneira, o cabelo também será beneficiado, pois a alimentação saudável é a principal aliada dos fios.
Alguns nutrientes especificos melhoram o aspecto dos fios, deixando-os mais sedosos e bonitos, como as vitaminas A e C, o complexo B e o ferro, encontrados respectivamente na cenoura, na laranja, no brócolis e no feijão.
Produtos capilares
Há produtos capilares que contribuem com o crescimento dos fios. No entanto, é necessário buscar orientação médica para verificar quais componentes podem ser utilizados no couro cabeludo, pois a região ainda pode estar sensível.
Restabelecer a autoestima
O equilíbrio da saúde está diretamente relacionado a qualidade de vida que mantemos e, também, a nossa harmonia emocional. Após passar por um processo traumático como a luta contra o câncer, é normal alguns pacientes ainda se sentirem abalados durante um período pós-recuperação. É neste período que investir na reconstrução da auto-estima faz toda a diferença para um novo recomeço. Essa é a melhor maneira de superar a fase vivida e um estímulo a mais para continuar com ainda mais força e alegria, satisfeito com a própria aparência.