A alopecia androgenética, mais conhecida como calvície, é uma queixa comum entre grande parte dos homens, apesar de ser uma condição que atinge tanto o sexo masculino quanto o feminino. É uma disfunção que ocorre devido à predisposição genética do indivíduo e que pode comprometer até 95% do couro cabeludo.
Felizmente, existem diversos tratamentos para a alopecia androgenética, entre eles a ingestão de Finasterida, um medicamento bastante conhecido entre as pessoas que buscam uma solução para a queda de cabelo.
Finasterida: o que é?
Finasterida é um medicamento, disponível sob a forma de comprimido, utilizado para o tratamento da queda de cabelo e da calvície, principalmente a calvície masculina.
O remédio é uma opção para homens que sofrem com alopecia androgenética, e pode ser utilizado isoladamente ou em conjunto com Minoxidil tópico, de acordo com a orientação de um médico especialista.
Quando se trata do uso de Finasterida para o tratamento da calvície feminina, no entanto, é necessário ter cautela. O fármaco é contraindicado para mulheres na idade fértil, já que um dos possíveis efeitos colaterais é a feminização de fetos do sexo masculino, caso a mulher esteja grávida. Por isso, antes de utilizar a medicação, é necessário ter a prescrição e o acompanhamento de um médico.
Finasterida: como funciona?
A Finasterida é um inibidor específico da 5-alfarredutase, enzima responsável por converter a testosterona em di-hidrotestosterona (DHT), hormônio responsável pelo afinamento dos cabelos e pela diminuição gradual e progressiva dos folículos capilares, que passam a ter um ciclo de vida mais curto.
O uso de Finasterida diminui significativamente os níveis de DHT nos folículos pilosos e no organismo do indivíduo, o que reduz a queda de cabelo e auxilia na recuperação de folículos que já estavam em processo de miniaturização, preenchendo as áreas que apresentam a calvície.
Finasterida: interações medicamentosas
Em geral, a Finasterida não interfere em outros remédios. Contudo, é importante informar ao seu médico todos os medicamentos que estiver utilizando ou que pretende utilizar, incluindo os que não tenham prescrição. O especialista poderá alertar caso haja alguma interação medicamentosa que não deva ser feita.
Finasterida: efeitos colaterais
Como qualquer medicamento, a Finasterida também pode apresentar efeitos colaterais inesperados. Entretanto, eles são incomuns e não afetam a maioria dos homens. Algumas das reações incomuns são: reações alérgicas, incluindo erupção cutânea, coceira, urticária, e inchaço dos lábios, língua, garganta e face; problemas de ejaculação; diminuição da libido e aumento da mama. Informe imediatamente o seu médico sobre o aparecimento de reações indesejadas.
Combate à calvície: conheça a Clínica do Dr. Fabrício!
Uma das preocupações quando se decide tratar a queda de cabelo, em especial, a calvície, é encontrar uma clínica adequada e de confiança.
A Clínica do Dr. Fabrício é o lugar ideal para você realizar seu tratamento. Com infraestrutura de ponta e um atendimento altamente qualificado, você tem um acompanhamento completo e obtém os melhores resultados. Faça uma avaliação online e agende a sua consulta!