A otoplastia corresponde ao procedimento cirúrgico para a correção das orelhas de abano. Para um resultado satisfatório é necessário que os cuidados pós operatórios sejam adequadamente respeitados pelo paciente.
A correção da orelha de abano pode ser realizada com anestesia local , exceto em crianças muito novas, nesses casos a cirurgia é realizada com anestesia geral. O período de recupera
ção é curto , permitindo um rápido retorno as atividades diárias.
Após a cirurgia o paciente permanece com um curativo “tipo capacete” por um período de 24 horas . O objetivo do curativo é proteger a região operada, diminuindo a dor pós operatória e ainda prevenir a formação de hematomas e diminuir o inchaço pós operatório.
Após retirar o curativo é recomendado que paciente utilize, apenas para dormir, uma bandana ou faixa para manter as orelhas na posição até a completa cicatrização. Deve se utilizar por 6 semanas.
Outra manobra importante para a redução do inchaço é dormir com a cabeceira elevada. A cabeça numa posição mais alta permite uma melhora na drenagem venosa e desse modo há redução do inchaço da orelha. Deve –se evitar dormir de lado, sobre as orelhas, nos primeiros dias após a cirurgia.
No pós operatório o paciente recebe a prescrição de antibiótico e analgésicos.
Deve – se evitar a exposição solar por dois meses após a cirurgia. O sol do dia a dia não tem implicações, deve se evitar a exposição solar a ponto de se bronzear.
Para a sutura da pele nesta cirurgia utilizamos fios absorvíveis, e desse modo, não há necessidade de serem retirados. Há equipes que preferem utilizar fios inabsorvíveis e nesses casos os pontos são retirados em 7 a 10 dias.
Para adultos, o retorno as atividades laborativas pode ser em 48 horas, quando crianças o retorno a escola dever ser em 5 a 7 dias.
Prática de exercícios físicos deve ser evitada por 3 semanas. Para esportes em que o contato físico é maior, como esportes coletivos, lutas etc , o tempo de afastamento é de dois meses.
O resultado da cirurgia quanto a posição da orelha é observado no pós operatório imediato. No entanto, a redução completa do inchaço ocorre por volta do 3 a 4 mês pós operatório.