X

É possível camuflar cicatrizes com o transplante capilar?

Cicatrizes de médio ou grande porte costumam causar incômodos estéticos bastante consideráveis, sobretudo quando localizadas em áreas que não podem ser facilmente escondidas, como a cabeça. Devido a diversas situações, como operações, acidentes, ou até mesmo como resultado de cirurgias capilares feitos de maneira inadequada, as cicatrizes podem deixar sua marca no couro cabeludo e comprometer a harmonia visual do paciente, tanto em mulheres quanto em homens.

Há diversas formas de contornar o problema e, dependendo do tamanho e da forma da marca, ela pode ser camuflada com técnicas de transplante ou implante capilar.

Como ocultar as cicatrizes do couro cabeludo com o transplante capilar

Se a cicatriz estiver posicionada em um local que possa ser coberto e que tenha boa irrigação sanguínea, é possível fazer a sua camuflagem utilizando a técnica chamada FUE (Follicular unit extraction), que seleciona unidades foliculares com mais de dois fios para que a cobertura seja eficaz. Normalmente, a cicatriz é totalmente coberta após duas ou três sessões. Quanto menos extensa a lesão, mais fácil é a cobertura.

A técnica FUE é uma das mais novas e revolucionárias em transplante capilar, e funciona da seguinte forma: as unidades foliculares são retiradas da área doadora através de micro incisões com poucos milímetros, feitas por um micropunch. A incisão é feita com bastante cuidado, evitando a transecção, que é o corte transversal que pode inutilizar a unidade folicular. A retirada é feita com o auxílio de lentes de aumento de grande capacidade e pinças especiais para microcirurgia.

Dr Fabrício Ribeiro: