X

Em qual idade já é possível a correção da orelha de abano?

A orelha de abano corresponde a malformação mais comum do pavilhão auricular. Na literatura médica existem mais de 200 técnicas para a correção dessa anormalidade, sendo que a grande maioria possui grande eficácia. Porém, uma dúvida muito comum é com relação a melhor idade para a realização da cirurgia.

A otoplastia, que é a cirurgia para correção das orelhas de abano, pode ser realizada com anestesia local, local e sedação ou anestesia geral. A duração média é de 90 minutos e não há necessidade de internação. A cicatriz da cirurgia fica camuflada na porção posterior da orelha, sendo praticamente imperceptível. Após a cirurgia o paciente usa um curativo tipo “capacete” por 24 horas e após recomenda –se o uso de uma faixa durante a noite. Deve – se evitar exposição solar por uma mês e não se deve praticar exercícios físicos 21 dias.

As orelhas apresentam um rápido crescimento durante a infância. Sabe –se que com 3 anos de idade a criança já apresenta cerca de 90 % da orelha do adulto. Desse modo , a cirurgia para a correção da orelha de abano pode ser realizada a partir de 3 a 6 anos de idade.

A otoplastia quando realizada nessa idade, permite minimizar a deformidade da orelha antes da socialização, ou seja, antes da criança iniciar suas atividades escolares. É nessa fase que as crianças geralmente começam a sofrer bullying devido as orelhas em abano. Enquanto convive apenas em ambiente familiar o problema não existe.

Alguns estudos demonstram que o processo cirúrgico, ou seja, o pré, o intra e pós operatório é melhor conduzido quando a criança está motivada a fazer a cirurgia. A partir do momento que a criança demonstra desejo em fazer o procedimento , ela colabora em todas as etapas, o que aumenta a taxa de sucesso. Desse modo, é aconselhável aguardar a criança demostrar vontade em corrigir a orelha de abano. Sabe – se que o reconhecimento da auto imagem ocorre por volta dos 5 anos de idade.

Portanto, a otoplastia pode ser realizada a partir dos 3 anos de idade, já que o orelha nesta fase apresenta um tamanho que permite a cirurgia, no entanto, a partir dos 5 anos , a criança irá colaborar com o processo operatório e a cirurgia terá mais chance de sucesso.

Dr Fabrício Ribeiro: