X

Finasterida causa impotência sexual?

A finasterida é um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento da alopecia androgenética, ou calvície masculina .

Quando um paciente começa o tratamento da calvície com finasterida , o maior temor é apresentar efeitos colaterais. Como todo medicamento, a finasterida pode ter efeitos colaterais. O mais temido é que a finasterida cause impotência sexual .

O mecanismo pelo qual a finasterida poderia causar disfunção sexual é desconhecido, porém existem duas hipóteses:

  1. A finasterida poderia reduzir a produção do organismo de neuro-esteróides relacionados a função sexual, e desse modo, provocar redução da libido e da performace sexual.
  2. O uso da finasterida poderia levar a uma redução do metabolismo da testosterona e, desse modo, provocar um aumento do metabolismo do estrógeno ( hormônio feminino).

Mecanismo de ação da finasterida

A testosterona para exercer sua função no organismo, é necessário que ela seja convertida em dihidrotestosterona (DHT) . A testosterona por si só não tem capacidade de agir no organismo.

Para que ocorra a transformação da testosterona em dihidrotestosterona é necessário ação de uma enzima chamada 5 alfa – redutase. A finasterida tem a capacidade de bloquear esta enzima, e portanto, diminui a produção da da DHT, forma ativa da testosterona.

A calvície ocorre devido uma alteração nos receptores de DHT, portanto, a diminuição da produção deste hormônio irá diminuir a evolução da queda de cabelo.

Estudo sobre a ação da finasterida na função sexual

Com o objetivo da avaliar se a finasterida causa diminuição da função sexual, um estudo foi realizado em 762 pacientes. Essse estudo foi publicado na revista da academia Européia de Dermatiologia, agora em março de 2019.

Nesse estudo todos os paciente foram submetidos a um questionário padrão que avalia a sexualidade. É um questionário internacional chamado “Arizona Sexual Experience Scale” ( ASEX).  Além de responder o questionário, os pacientes tinham que responder se tinham diminuição da libido e se apresentavam redução da performace sexual.

Quer saber o resultado da pesquisa? Confira no vídeo.

Fabrício Ribeiro: