Cremes hidratantes, loções e sabonetes estão cada vez mais inseridos no universo masculino. De acordo com a pesquisa do Euromonitor, cerca de 30% dos produtos para aparência vendidos no país são comprados por homens. A previsão do instituto é que o Brasil, que é o segundo maior consumidor masculino, ultrapasse os Estados Unidos em 2015.
Em comparação ao comportamento feminino, as motivações masculinas diferem. Enquanto as mulheres buscam produtos que tornam o visual mais bonito, como maquiagem e esmaltes, os homens estão à procura de itens básicos, que ajudam a corrigir imperfeições. Para eles, cremes que disfarçam a olheira e base para as unhas são essenciais no dia-a-dia.
Outra característica dos homens que consomem cosméticos é o desejo de encontrar produtos multifuncionais. Portanto, eles preferem uma loção pós-barba que hidrate e previna o envelhecimento do que um produto simples com apenas uma função, por exemplo.
Outros tratamentos procurados
A procura masculina por cirurgia plásticas, que inclui o transplante capilar e a lipoaspiração, também estão em expansão. Segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, alguns anos atrás cerca de 5% dos pacientes eram homens, e atualmente esse percentual é de 30%.
O desejo de sentir-se bem e os avanços dos métodos indolores têm sido as principais motivações para o homem moderno realizar cirurgias estéticas.