X

Lipo a laser e lipoaspiração tradicional: entenda as diferenças entre as técnicas

Estar satisfeito com a aparência é algo importantíssimo para a auto-estima da maioria das pessoas. É cada vez mais comum ver homens e mulheres recorrendo a métodos cirúrgicos para conquistar o corpo dos sonhos ou mudar algo que não agrada.

A lipoaspiração, cirurgia para retirar o excesso de gordura e melhorar o contorno corporal, pode ser feita a partir de variadas técnicas oferecidas por clínicas cirúrgicas. Dependendo da quantidade de gordura retirada (o máximo é 7% do peso corporal), a operação pode ser classificada em pequena, média ou grande.

Lipoaspiração tradicional

O método tradicional é cirúrgico e, por meio de uma cânula metálica ligada a um aparelho de sucção, a gordura é aspirada. O procedimento exige anestesia local e deve ser feito em um hospital com especialistas reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

A cirurgia pode ser realizada em regiões como abdômen, coxas e braços e dura de 3 a 4 horas. Além disso, é indicada para pessoas com gordura localizada que não atingem os resultados esperados apenas com exercícios e dieta.

Há uma proibição do Conselho Federal de Medicina que impossibilita a lipoaspiração ser feita em lugares próximos a órgãos e vasos sanguíneos, por estarem mais expostos a possíveis riscos.

Lipoaspiração a laser

O processo de lipoaspiração com laser é feito a partir de uma solução injetada na gordura que facilita o derretimento dela. A grande diferença entre esse método e o tradicional é que esse destrói a gordura, enquanto que o outro a retira.

O procedimento a laser oferece uma recuperação mais rápida. Além disso, a produção de colágeno é estimulada pela ação do laser e, consequentemente, há uma melhora da qualidade da pele e prevenção da flacidez.

Dr Fabrício Ribeiro: