X

Lipo a laser para homens

A lipoaspiração é um dos procedimentos cosméticos mais realizados no mundo. Apenas na América do Norte, estima-se que sejam realizadas mais de 400.000 cirurgias de lipoaspiração por ano.

A medida em que a tecnologia de aparelhos médicos evoluem, novas técnicas surgem com o objetivo de aumentar a segurança, eficácia e resultados dos procedimentos.

Em outubro de 2006, o FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador nos Estados Unidos, aprovou o uso de laser tipo Nd:Yag para cirurgias de lipoaspiração. Os principais inconvenientes de um lipoaspiração tradicional incluem as manchas roxas (equimoses), o tempo de recuperação e a flacidez de pele. A lipoaspiração a laser tem o objetivo de evitar essas condições.

Embora a lipoaspiração seja um procedimento mais realizado em mulheres, a cada ano observa-se um aumento do número de cirurgias realizadas em homens . As principais regiões que os homens realizam lipoaspiração são: abdome e tórax.

Após a lipoaspiração, a pele da região deve sofrer um processo de retração para que tenha um resultado ideal. Na lipo a laser, a ação do laser promove um processo de neocolagênese, ou seja, estimula a produção de colágeno, o que promove a melhora da flacidez de pele.

A lipo a laser pode ser realizada com anestesia local, bloqueio ou anestesia geral. A escolha do tipo de anestesia depende da extensão da lipoaspiração e dos locais que o paciente deseja retirar gordura localizada. Após a cirurgia é recomendado o uso de uma malha compressiva por algumas semanas e sessões de drenagem linfática. Deve se evitar exercícios físicos por duas a TRÊS semanas.

Os locais mais realizados de lipoaspiração nos homens, o abdomên e o tórax, são locais onde o tecido gorduroso é mais fibroso. Uma lipoaspiração tradicional tende a ser mais traumática nessas regiões, devidos às características locais. A lipo a laser nessas regiões terá a vantagem do laser para promover a lipólise e facilitar a retirada de gordura dessas regiões mais fibrosas. O pico de energia do laser promove um efeito acústico que destrói a membrana da célula de gordura. Ainda, o laser promove a coagulação dos micro vasos sanguíneos, auxiliando a hemostasia e diminuindo o aparecimento de manchas roxas.

Por tudo isso, a lipo a laser é uma excelente opção para a remoção de gordura localizada resistente a dieta e atividade física, principalmente onde o tecido gorduroso é mais fibroso.

Dr Fabrício Ribeiro: