X

Lipoaspiração e exercícios físicos: uma combinação de sucesso

A lipoaspiração é uma das principais aliadas de quem quer retirar gordura e melhorar os contornos corporais. No Brasil, essa é a cirurgia mais realizada, conforme relatório publicado este ano pela International Society of Aesthetic Plastic Surgery. No entanto, para que os resultados da lipoaspiração sejam mantidos os pacientes precisam ainda se alimentar adequadamente e praticar exercícios.

Apesar de melhorar consideravelmente o corpo dos pacientes, a cirurgia de lipoaspiração não pode retirar toda a gordura, pois o limite estipulado pelo Conselho Federal de Medicina é de 7%. Portanto, esse procedimento é indicado apenas para quem quer melhorar a silhueta e que está um pouco acima do peso. Caso o desejo do paciente seja perder muita gordura, o recomendável é conversar com o médico para emagrecer antes de realizar o procedimento cirúrgico.

Os resultados são determinados após lipoaspiração

Para obter resultados duradouros os pacientes que se submetem à lipoaspiração devem tomar cuidado com o estilo de vida. Isso é importante pois a cirurgia não acelera o metabolismo e a gordura retirada pode retornar.

Em virtude disso, quem quer definir o corpo e também garantir a saúde deve manter uma alimentação balanceada e, principalmente, se exercitar. Os exercícios físicos ajudam a manter o contorno adquirido na lipoaspiração e deixam a pele e a musculatura mais firmes. Além disso, eles garantem mais disposição, bem-estar e trazem vários benefícios à saúde, como melhorias na circulação, na respiração e até mesmo na qualidade do sono.

Dr Fabrício Ribeiro: