A calvície é uma situação que atinge tanto homens quanto mulheres. No entanto, a maior parte dos casos é diagnosticada em pessoas do sexo masculino, pois a testosterona, hormônio masculino, é o maior culpado pela queda dos fios de cabelo. Embora as mulheres também produzam testosterona, a quantidade presente no organismo delas é muito menor. Ao atingir as raízes dos cabelos, esse hormônio sofre a ação de uma enzima e, como consequência direta dessa reação, são formadas algumas substâncias que acabam aumentando o tempo que as células do couro cabeludo levam para se multiplicar. Em outros casos, essas mesmas substâncias causam a morte das células da raiz, impossibilitando o crescimento do cabelo. Como resultado, passamos a notar cabelos mais finos e com crescimento lento.
A raiz do cabelo funciona como um terreno nutritivo que favorece o crescimento dos fios. As células do cabelo vão se renovando de baixo para cima e morrem nos fios dos cabelos. Por isso, é bastante comum que as pontas dos nossos cabelos sejam menos resistentes e mais secas. Passado certo tempo, os fios morrem e são substituídos por outros, em um processo natural. No caso da calvície, no entanto, os bulbos capilares sofrem um atrofia e não são capazes de repor os fios perdidos.
Apesar de raros, os casos de alopecia feminina, ou seja, de calvície em mulheres, têm sido casa vez mais frequentes. Segundo especialistas, o aumento no número de mulheres com perda permanente de cabelo se deve principalmente ao estresse cotidiano e ao aumento da tensão emocional a que estão sendo submetidas as mulheres todos os dias. Por diversos motivos – como as variações hormonais, por exemplo – o aumento da oleosidade acaba favorecendo a queda de cabelos em mulheres ansiosas e muito tensas.
Outro motivo da calvície feminina se deve a péssimos hábitos adotados por algumas mulheres, como os regimes sem acompanhamento médico. As dietas desreguladas podem ocasionar a perda ou deficiência de alguns nutrientes no organismo, o que pode causar enfraquecimento e queda de fios de cabelo. Por fim, os processos químicos, como alisamentos, progressivas, relaxamentos e tinturas, também são grandes responsáveis pelos danos no cabelo e pela calvície. No entanto, como a calvície é um problema bastante comum, podendo ser muito traumático para algumas pessoas, diversos mitos são criados em torno da queda de cabelos. Confira abaixo 11 mitos e verdades sobre a calvície feminina e saiba como se cuidar!
1.Lavar o cabelo com água filtrada diminui a queda de cabelos?
Mentira. Não existem registros científicos de que a relação seja verdadeira
2.Estresse causa queda de cabelo?
Sim. Tanto o estresse quanto a pressão profissional e nos relacionamentos podem ser fatores associados à queda de cabelo em mulheres. Muito cansaço, ansiedade e depressão também fazem parte da série de fatores que causam a queda de cabelo.
3.Água quente causa queda de cabelos?
Mito. Apesar disso, pessoas que possuem muita oleosidade devem evitar a água quente, pois ela estimula a produção de óleos naturais pelo couro cabeludo. E excesso de oleosidade pode, sim, causar queda de cabelo.
4.Dietas radicais causam queda de cabelos?
Verdade. A alimentação saudável é essencial para a saúde dos fios de cabelo. É preciso ingerir proteínas, vitamina B, sais minerais e ferro.
5.Lavar os cabelos diariamente acelera a queda dos fios?
Mentira. Os cabelos oleosos devem ser lavados em intervalos mais curtos para que o sebo produzido pelo couro cabeludo possa ser retirado e o fio seja oxigenado. Mas fique atento à quantidade de shampoo utilizada para evitar que a queratina do cabelo seja retirada também.
6.Dormir com cabelos molhados faz mal aos fios?
Verdade. A umidade do cabelo facilita a proliferação de fungos e caspas, que depois de certo tempo levam à queda de cabelo.
7.Prender o cabelo facilita a queda?
Verdade. Tensionar os fios de cabelo é uma forma de enfraquecê-los. Se você está sofrendo com a queda de cabelos ou tem medo da calvície feminina, evite o uso de tiaras, faixas, bandanas, rabos de cavalo e elásticos.
8.Secador e chapinha prejudicam os cabelos?
Depende da situação. Quando utilizados de forma correta, dificilmente podem trazer problemas mais graves; no entanto, podem danificar os cabelos caso sejam usados na distância errada ou a temperaturas muito altas.
9.Uso de boné causa queda?
Qualquer acessório que abafa o couro cabeludo pode ser prejudicial à saúde dos fios.
10.Condicionador na raiz faz mal?
Faz. O condicionador na raiz torna o cabelo mais oleoso e facilita a queda. Se possível, evite a aplicação do produto muito próximo à raiz, dando preferência às pontas do cabelo.
11.Fios que caem nunca mais crescem?
Mentira. Hoje em dia, com os avanços na área da dermatologia, diversos tratamentos interrompem a queda de cabelos. Algumas cirurgias e técnicas bastante simples, como a técnica fue, possibilitam que as mulheres tenham os cabelos de volta de forma facilitada.