Problema que atinge a maioria das mulheres, a celulite é resultado do acúmulo de gordura nas camadas superficiais da pele. Não exclusivos de pessoas que estão acima do peso, os famosos furinhos podem ser causados por sedentarismo, produção ou ingestão de hormônios, cigarro, entre outros males.
Muitos são os métodos aos quais as mulheres recorrem para corrigir a chamada ‘casca de laranja’ formada na pele. Abaixo, entenda melhor os hábitos que dão origem a celulite e saiba quais procedimentos podem ser adotados para tratar os furinhos.
Ocasionadores da celulite
A má circulação produzida pela permanência prolongada em uma mesma posição e a retenção de líquidos no corpo promovida pelo estresse resultam na celulite. Dietas não balanceadas e repletas de sal/calorias também causam as temidas ondulações na pele..
Predisposição genética e o uso de métodos anticoncepcionais podem originar/piorar o quadro da celulite. A baixa ingestão de água é outro fator que faz o corpo reter mais líquidos e, consequentemente, favorece o problema.
Como tratar o problema
Dependendo do grau de profundidade da celulite e da consistência da pele, o tratamento varia. Alguns casos exigem o uso de cremes e a realização de massagens para melhorar a circulação no corpo.
É preciso investir em exercícios físicos regulares e em uma alimentação saudável, rica em cereais integrais, frutas, legumes e proteínas magras. Além disso, a ingestão de um litro e meio de água por dia, no mínimo, é essencial para eliminar toxinas e amenizar a celulite.
Entre os procedimentos estéticos, diversos deles colaboram com o alívio da textura da celulite. A lipoaspiração, por exemplo, é um método que, por si só, não elimina a celulite, mas ajuda – e muito – a acabar com o excesso de gordura subcutânea e, futuramente, com a drenagem linfática e a mesoterapia, o problema vai sendo amenizado gradualmente.