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Presidenciáveis optam por cirurgia plástica para transmitir segurança

Uma boa aparência é muito importante para conquistar a confiança das pessoas. Não é a toa que em uma entrevista de emprego, por exemplo, o ideal é que a pessoa esteja elegantemente arrumada, transmitindo assim a sensação de responsabilidade e alta credibilidade.

Durante as eleições, os candidatos também precisam convencer a opinião pública de que são capazes de lidar com as questões mais humanas e até mesmo as mais ligadas ao universo da economia e do planejamento da vida do país. Para isso, é de suma importância que sua aparência seja coerente com as suas ideias. Para isso, vale um novo corte de cabelo ou penteado, mudança no guarda-roupas e até mesmo optar por uma cirurgia plástica.

Técnicas utilizadas

Boa parte dos candidatos não admitem que passaram por procedimentos cirúrgicos, e alguns deles assumem mas não relacionam o procedimento com a campanha eleitoral. No caso de Aécio Neves, que fez uma cirurgia de reconstituição da gengiva, ele alega que o motivo foi clínico e não estético.

Já a atual presidenta, Dilma Roussef, passou por um procedimento de lifting em 2009, e, desde então, tem mantido a aparência com aplicação de botox e outros cuidados dermatológicos e capilares. Os cabelos ficam por conta de Celso Kamura, que corta o cabelo da presidenta pelo menos uma vez por mês e acrescentou mechas mais claras ao famoso penteado.

Já Marina Silva suavizou suas expressões mudando as sobrancelhas, além de uma maquiagem mais natural. O batom, por exemplo, é produzido pela própria candidata. Os óculos também são de extrema importância pro visual, sendo usados para passar seriedade e retirados para fazer o apelo emocional nas entrevistas.

O visual, portanto, é muito importante para compor a campanha eleitoral. Ele faz com que o eleitor se sinta mais próximo e o candidato mais receptivo, além de seguir uma tendência em voga no país.

Dr Fabrício Ribeiro: