X
    Categories: Estética

Qual a causa da orelha de abano?

O desenvolvimento da orelha ( pavilhão auricular ) e do ouvido interno são independentes, e desse modo, os pacientes com orelha de abano geralmente tem audição normal. Porém, outras anormalidades podem estar presentes, como alteração do aparelho urinário.

O desenvolvimento embrionário da orelha ocorre durante a sexta e décima sexta semana de gestação. A origem da orelha é a partir dos arcos branquiais , mais exatamente do primeiro e segundo arco branquial.

A partir do desenvolvimento dessa porção do embrião ocorre a formação da orelha , com todas as suas formas anatômicas normais.
Ao nascimento, a orelha apresenta a sua forma definitiva. Nos primeiros anos de vida o pavilhão auricular tem um crescimento extremamente rápido e com 5 a 6 anos de idade o tamanho da orelha da criança é praticamente o tamanho da orelha que terá quando adulta. No entanto, a medida que o indivíduo envelhece, ocorre um alongamento do lóbulo, fazendo com que a orelha se torne mais comprida, porém devido o crescimento apenas do lóbulo.
A incidência da orelha de abano na população é de 5% . A causa da orelha de abano é genética. Sabe –se que 59 % dos indivíduos com orelha de abano apresentam história familiar . A padrão de transmissão genético é autossômico dominante com penetrância variável. O tratamento da orelha de abano é exclusivamente cirúrgico, através da cirurgia chamada otoplastia.

Dr Fabrício Ribeiro: