X

Selfies aumentam procura por cirurgias plásticas e procedimentos estéticos

De acordo com um recente estudo da Academia Americana de Cirurgia Facial Plástica e Reconstrutiva (AAFPRS), um cirurgião plástico a cada três, nos Estados Unidos, percebeu um aumento na procura por procedimentos estéticos para a região do rosto desde que as pessoas passaram a se preocupar mais em mostrar o rosto nas redes sociais. Houve um aumento de 10% no número de cirurgias de rinoplastia realizadas em 2014, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

No Brasil, os dados de 2013 já demonstraram um aumento no número de cirurgias plásticas. De acordo com a International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS), no mesmo ano foram feitos 1,5 milhão de procedimentos do gênero no país. Entre as cirurgias, em quinto lugar ficava a rinoplastia, atrás apenas de mamoplastia/ silicone, lipoaspiração, cirurgia da pálpebra e lipoescultura. E ao que tudo indica, todos esses esforços estão ainda maiores na época em que a exposição nas redes sociais é uma regra.

Bem na foto

Entre os procedimentos que podem ser feitos para melhorar a aparência do rosto estão a rinoplastia, a cirurgia da pálpebra (blefaroplastia), a aplicação de Botox, entre outros. Todos eles visam suavizar as expressões e fazer com que a pessoa se sinta mais à vontade e satisfeita ao se olhar no espelho. Com a moda das selfies, esses procedimentos ganharam um novo significado.

Já que a tradição se tornou tirar uma fotografia em todo lugar que se vai para poder compartilhar esses momentos com os amigos e pessoas mais próximas nas redes sociais, é normal que as pessoas busquem estar “bem na foto”. No entanto, é necessário sempre pedir a opinião de um especialista para saber o que pode ser alterado na sua feição.

Um profissional poderá indicar quais são os procedimentos indicados e quais serão os resultados. Algumas vezes o resultado pode ser diferente do que se é esperado, por isso é muito importante que a cirurgia seja feita por um cirurgião experiente e capaz de orientar o paciente tanto das questões do pré-cirúrgico quanto do pós.

Dr Fabrício Ribeiro: