A gluteoplastia, é uma cirurgia plástica para aumento dos glúteos através do implante de próteses de silicone que apresentou um crescimento de 20 % nos últimos 5 anos. Isso se deve ao domínio da técnica e pelos bons resultados. O principal objetivo da gluteoplastia é aumentar ou modelar as nádegas, sendo indicada para pacientes que apresentam o bumbum pequeno ou caído. As primeiras cirurgias de aumento de glúteo realizadas no Brasil foram em 1969. Nesta época, os implantes de silicone utilizados foram próteses mamárias e colocadas no plano subcutâneo, portanto logo abaixo da pele.
Anatomia da região glútea
O bumbum é formado por grupos musculares cobertos por uma camada de gordura que varia de espessura principalmente conforme o sexo. O bumbum é formado por 8 músculos. Os principais são: glúteo máximo, glúteo médio e glúteo mínimo. Os outros cinco músculos que existem na região são: piriforme, obturatório interno, Gêmeo inferior, Gêmeo superior e obturatório externo. A função da musculatura glútea é sustentar e estender o tronco.
Gluteoplastia: como funciona o procedimento
A incisão para a colocação da prótese é feita no sulco interglúteo, portanto a cicatriz fica camuflada nesta prega natural. Assim a cirurgia pode ser realizada com anestesia peridural com sedação ou anestesia geral e o período de internação é de 24 horas.
No passado, os implantes de silicone eram posicionados no plano subcutâneo, porém havia um número grandes de complicações, como assimetrias, contraturas capsulares, as próteses ficavam aparentes. Assim, foi necessário posicionar os implantes em um novo plano anatômico. Atualmente, as próteses de silicone são colocadas em um plano intra muscular, ou seja, dentro do músculo glúteo máximo. Esse músculo possui uma espessura de 7 a 8 cm, o que permite que as próteses sejam colocadas no seu interior.
Assim, após a incisão da pele, é criado um espaço dentro do músculo glúteo máximo, onde os implantes são colocados.
Cuidados pós gluteoplastia de aumento
No pós operatório deve–se usar uma malha compressiva para comprimir a região, reduzir o inchaço e impedir a formação de líquido ao redor da prótese de silicone. Deve–se utilizar a malha compressiva por um período de 4 semanas.
Nas primeiras 2 a 4 semanas a paciente deve dormir de bruços e ainda deve evitar sentar–se sobre os implantes.
O resultado da cirurgia é observado imediatamente, porém no início, devido ao inchaço é comum que a pele fique esticada e brilhosa, e a medida que ocorra a redução do edema a mesma volte a sua textura normal.
O retorno as atividades físicas deve ser gradual, e inicia–se 4 a 6 semanas do procedimento.
Ficou com dúvidas sobre Gluteoplastia? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro: