O alecrim, também conhecido como “rosmarinus officialis”, é uma erva aromática, que tem origem no mediterrâneo , em especial em regiões onde o solo tem origem da decomposição do calcário. Estudos mostram que o alecrim faz sim o cabelo crescer.
Qual o componente ativo do alecrim no crescimento do cabelo ?
O componente ativo do alecrim é o ácido rosmarínico , substância responsável pela melhora do cabelo . O alecrim pode ser utilizado tanto na forma tópica , quanto como suplemento oral .
Qual o mecanismo de ação do alecrim ?
O mecanismo de ação é através da inibição da enizma 5 alfa redutase. A testosterona pode ser convertida em dihidrotestosterona ( DHT) pela enzima 5 alfa alfa redutase. A DHT é o principal hormônio envolvido na calvície. A alteração genética na calvície ocorre em receptores de DHT. Assim, qualquer medicamento que diminua a quantidade de DHT, tem capacidade de tratar a calvície. É assim que o alecrim faz crescer cabelo, diminuição da quantidade de DHT, através da inibição da enzima 5 alfa redutase.
Quando se compara a potência do alecrim no crescimento do cabelo, com outras substâncias capazes de inibir o DHT , como a finasterida, o efeito do alecrim é muito menor, assim como os efeitos colaterais.
Como usar ?
O alecrim pode ser aplicado diretamente no cabelo na forma de loção ou mesmo na forma de óleo. Outra maneira de usar é através da suplementação diária , na forma via oral .
Desse modo, o alecrim pode ser utilizado para o tratamento da calvície. Inclusive como tratamento complementar nos casos em que é realizado o transplante capilar .
Apesar de existirem vários tratamento para a queda capilar , é importante o paciente sempre utilizar medicamentos que tenham evidência científica.
Atenção , esse conteúdo sobre o alecrim tem caráter informativo . Nenhum tratamento deve ser iniciado sem antes a avaliação de um médico.
Procure um especialista.