agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE

Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

Alecrim no cabelo ! Será que funciona ?

21/04/2020 | Calvície, FUE, Implante capilar, Queda de cabelo, Transplante Capilar


O alecrim, também conhecido como  “rosmarinus officialis”,  é uma erva aromática, que tem origem no mediterrâneo , em especial em regiões onde o solo tem origem da decomposição do calcário. Estudos mostram que o alecrim faz sim o cabelo crescer.

Qual o componente ativo do alecrim no crescimento do cabelo ?

O componente ativo do alecrim é o ácido rosmarínico , substância responsável pela melhora do cabelo .  O alecrim pode ser utilizado tanto na forma tópica , quanto como suplemento oral .

alecrim faz crescer cabelo

Ramo de alecrim

Qual o mecanismo de ação do alecrim ?

O mecanismo de ação é através da inibição da enizma 5 alfa redutase. A testosterona pode ser convertida em dihidrotestosterona ( DHT) pela enzima 5 alfa alfa redutase. A DHT  é o principal hormônio envolvido na calvície. A alteração genética na calvície ocorre em receptores de DHT. Assim, qualquer medicamento que diminua a quantidade de DHT, tem capacidade de tratar a calvície. É assim que o alecrim faz crescer cabelo, diminuição da quantidade de DHT, através da inibição da enzima 5 alfa redutase.

Quando se compara a potência do alecrim no crescimento do cabelo, com outras substâncias capazes de inibir o DHT , como a finasterida, o efeito do alecrim é muito menor, assim como os efeitos colaterais.

Como usar ?

O alecrim pode ser aplicado diretamente no cabelo na forma de loção ou mesmo na forma de óleo.  Outra maneira de usar é através da suplementação diária , na forma via oral .

Desse modo,  o alecrim pode ser utilizado   para o tratamento da calvície. Inclusive como tratamento complementar nos casos em que é realizado o transplante capilar . 

Apesar de existirem vários tratamento para a queda capilar , é importante o paciente sempre utilizar medicamentos que tenham evidência científica.

Atenção , esse conteúdo sobre o alecrim tem caráter informativo .  Nenhum tratamento deve ser iniciado sem antes a avaliação de um médico.

Procure um especialista.

 

 



WhatsApp Chame no WhatsApp!