agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE
Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

Cuidados pós operatórios – Transplante Capilar

Os cuidados pós operatórios são fundamentais para uma recuperação adequada do transplante capilar.

Os cuidados pós operatórios são fundamentais para uma recuperação adequada do transplante capilar.

Nas primeiras noites é recomendado que o paciente durma com dois travesseiros, isso para manter a cabeça mais elevada e melhorar o inchaço pós operatório. O paciente pode apoiar a cabeça, inclusive a área doadora, mesmo com os pontos. Deve–se evitar apoiar a área que receberam os cabelos.
Os cabelos devem ser lavados entre 24 a 48 horas após a cirurgia. Embora a lavagem seja simples e realizada pelo próprio paciente, é comum grande preocupação nesta fase. Toda a assistência é prestada.
Após o transplante capilar é comum o aparecimento de um inchaço pós operatório. O inchaço é causado pela infiltração de uma solução anestésica e pela manipulação cirúrgica. Algumas medidas são importantes para a redução precoce do inchaço:

  1. Dormir como a cabeceira elevada;
  2. Fazer compressas de água fria na testa. Pelo menos 5 sessões de 20 minutos ao dia;
  3. Tomar as medicações conforme recomendação.

Inchaço – Cuidados pós operatórios

O inchaço reduz rapidamente em 2 a 3 dias, no entanto, um pequeno grupo de pacientes pode apresentar um inchaço maior, fazendo com que nesta fase o inchaço desça da testa para ao redor dos olhos. Compressas frias e cabeceira elevada irão ajudar a resolver o inchaço e, em 5 a 7 dias estará totalmente resolvido.
É comum após o transplante capilar o paciente apresentar prurido (coceira) uma a duas semanas após a cirurgia. A coceira, na maioria das vezes, está relacionada a produção de mediadores químicos da cicatrização, e portanto é transitória. Nesta fase deve-se evitar passar a unha. Recomenda–se dar “tapinhas” para melhorar os sintomas. Em alguns casos mais intensos, pode usar uma pomada de hidrocortisona 1% para melhorar a coceira.
Dr. Fabricio - Cuidados pós operatóriosOutra causa de coceira no pós operatório é o uso inadequado do xampu. O enxágue inadequado, fazendo com que sobre resíduos de xampu, ou mesmo, xampu em excesso pode contribuir para o aparecimento de coceira.
Após a cirurgia os pontos da sutura da área doadora são retirados em 10 a 15 dias. Nos casos de pacientes que residem fora da cidade de São Paulo existe a possibilidade de utilizar fio absorvível, que não necessita ser removido.
Se a técnica utilizada for a FUE, não há necessidade de retirada dos pontos, já que não existe linha de sutura.

Quando voltar a trabalhar ? Cuidados pós operatórios

Aqueles que exercem atividades laborativas de escritório, como computador e telefone, podem voltar ao trabalho 2 a 3 dias após o transplante capilar, nos casos em que o trabalho do dia a dia demanda maior atividade, pode ser necessário 3 a 5 dias de repouso.
O retorno a prática de exercícios pode ser feita 2 a 3 semanas após o transplante capilar. Mesmo que o paciente sinta–se bem, o retorno precoce deve ser evitado, já que o exercício físico poderá tracionar a incisão, piorando o resultado estético final da cicatriz.
Deve–se evitar a exposição solar por um mês após o transplante capilar. É comum a região onde foi feito o implante capilar ficar ligeiramente avermelhada após a cirurgia. A exposição solar precoce tende a exacerbar e prolongar a vermelhidão.
Após um mês de cirurgia é comum o aparecimento de foliculites na região receptora do transplante capilar. São lesões muito parecidas com espinhas e ocorrem devido ao início do funcionamento da glândula sebácea presente na unidade folicular. O aparecimento de foliculite pode ocorrer até o terceiro mês de cirurgia e , em geral, não há necessidade de tratamento.

 

 

Ficou com dúvidas sobre Cuidados Pós Operatórios? Confira os posts abaixo no Blog do Dr. Fabrício Ribeiro:



WhatsApp Chame no WhatsApp!