X

Deixar a barba crescer: 4 erros que você deve evitar

Deixar a barba crescer muitas vezes pode se tornar um desafio. Isso porque, caso você não tenha cuidados especiais, os resultados demoram a aparecer e o processo tende a ser abandonado no meio do percurso. O melhor caminho, nesse caso, é entender a fundo sobre como manter uma barba saudável e identificar suas necessidades.

A partir disso, fica mais simples combinar uma alimentação balanceada com cuidados diários, utilizando produtos especializados e dando atenção especial à pele. Em pouco tempo será possível notar os diferenciais no processo de crescimento e personalizar a barba de forma harmônica, conforme o perfil do seu rosto.

Quer saber mais? Vamos mostrar 4 erros que você deve evitar ao deixar a barba crescer. Acompanhe:

1. Deixar de aparar a barba

Esse tipo de erro costuma ser muito comum para quem está deixando a barba crescer pela primeira vez. Evitar apará-la com a intenção de não atrapalhar o comprimento pode até parecer funcionar em um primeiro momento, mas em longo prazo enxergamos os problemas causados pela falta de corte.

Manter a frequência de corte, mesmo quando sua intenção é criar volume, traz uma série de benefícios. Entre os principais estão a melhora na uniformidade dos pelos, que ficam com uma aparência mais compacta, e a eliminação das pontas duplas. Em uma situação como essa, as barbas curtas podem ser aparadas a cada duas semanas.

2. Não montar uma rotina de cuidados

O grande segredo para deixar a barba crescer é montar uma rotina de cuidados e seguir cada etapa rigorosamente. De nada adianta comprar produtos indicados para o processo e passá-los com intervalos enquanto aguarda excelentes resultados.

O processo exige dedicação, porém, entrega excelentes resultados tanto na textura dos fios quanto no tempo de crescimento. Veja, a seguir, algumas sugestões para incluir na rotina:

  • faça esfoliação;
  • intensifique os cuidados com a higienização do rosto;
  • lave o rosto com loções indicadas enquanto a barba estiver curta;
  • adicione produtos hidratante aos fios;
  • evite cosméticos com álcool na composição;
  • utilize os produtos pela manhã e à noite.

3. Fazer comparações desnecessárias

Muitas coisas envolvem o crescimento da barba. Desde genética e alimentação até não usar produtos de qualidade. Antes de fazer qualquer tipo de comparação com a barba de seus colegas ou pessoas em que você se inspira no visual, leve em consideração como é a barba do seu pai ou dos seus avós.

A partir disso, fica muito mais simples ter uma boa noção do formato e das características que ela pode ter quando estiver grande. O importante é manter a rotina de cuidados, cuidar da saúde de maneira geral e evitar comparações fora do padrão. Assim, você consegue alcançar o melhor resultado de acordo com seu perfil.

4. Esquecer da alimentação

Como citamos, a alimentação é um verdadeiro divisor de águas no processo de crescimento. Afinal de contas, uma barba saudável reflete muito o que acontece em nosso organismo e, pelos bonitos e brilhantes, têm tudo a ver com o que é colocado no prato na hora das refeições.

Conheça abaixo alguns alimentos excelentes para estimular o crescimento:

  • abacate;
  • batata doce;
  • cenoura;
  • chocolate amargo;
  • espinafre.

Pronto! Agora você já sabe como deixar a barba crescer e como mantê-la saudável em longo prazo. Além da rotina de cuidados, também é importante procurar por uma clínica especializada no assunto. Só assim será possível potencializar o crescimento, cuidar ainda melhor dos fios com profissionais experientes e entender o que realmente faz diferença no processo.

Gostou das informações do artigo? Então, compartilhe o post em suas redes sociais para que seus amigos também saibam das dicas!

Fabrício Ribeiro: