X

Implante capilar: precisa raspar a cabeça para realizar o procedimento?

Ao longo do tempo, homens e mulheres vêm sofrendo com a queda de cabelo, que pode ter as mais diversas origens, mas acaba com um resultado comum, que é um tremendo abalo na autoconfiança desse paciente.

Por isso, é importante aprender mais sobre o implante capilar. Precisa raspar a cabeça? Essa dúvida é bastante frequente dentre as pessoas que pesquisam sobre o assunto.

Felizmente, a técnica avançou muito nos últimos anos e, desde que você encontre um médico especializado e com boa experiência no assunto, o procedimento pode ser feito de maneira segura, com um resultado que vai surpreender você.

Continue lendo o post para conferir como é feito um implante capilar e se é preciso raspar a cabeça!

Como é feito um implante capilar?

Um implante capilar, em linhas gerais, consiste na retirada de folículos capilares de uma região na qual o cabelo não tem o código genético para a calvície e transplantá lo outra, que esteja com fios mais frágeis e em menor quantidade. Existem técnicas diferentes, que evoluíram muito com o passar do tempo, mas o princípio é o mesmo.

O procedimento é bem seguro e eficaz, especialmente quando é o FUE (Follicular Unit Extration), que não deixa cicatriz e pode ser traduzido como “extração por unidades foliculares”. Antes de começar, o médico especialista faz uma avaliação com o paciente, de forma que sejam alinhadas as expectativas e possibilidades, além da área que será preenchida.

Precisa raspar a cabeça para o implante capilar?

Nos dias de hoje, em função da grande evolução das opções disponíveis de implante capilar, existem diversas possibilidades. A técnica FUE é a mais moderna e conta com incríveis benefícios. Quando é feita essa escolha, o mais comum é que os cabelos sejam raspados, para conferir mais agilidade e até mais precisão na cirurgia.

No entanto, isso não é imperativo e, no caso de existirem condições e restrições por parte do paciente em relação a raspar ou não, existem outros caminhos, como:

  • restringir a raspagem apenas à área doadora;
  • fazer os cortes em faixas (em casos de calvície de grau pequeno e moderado);
  • raspar apenas no local do fio a ser retirado.

Como se preparar para o implante capilar?

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à necessidade de fazer um preparo específico para o implante capilar, mas o fato é que essa fase, assim como as outras, é bem simples e deve ser conversada com o profissional de sua confiança. Invariavelmente, tudo começa com a avaliação do médico, uma anamnese e o alinhamento das expectativas.

Depois, o profissional solicitará exames que são comuns em pré-operatórios, como um hemograma completo para checar a sua saúde geral. O procedimento dura cerca de 6 a 10 horas, dependendo do caso. Depois, é só seguir os cuidados durante a recuperação, como não pressionar a região implantada e evitar banhos de piscina por alguns meses, por exemplo.

Agora você saber o quão moderno e seguro é o implante capilar. Precisa raspar a cabeça ou não conforme a situação, mas independentemente disso o procedimento ajuda a melhorar a sua autoestima e, no caso do FUE, não deixa cicatriz.

Gostou do conteúdo? Então confira todas as informações sobre o implante capilar!

Fabrício Ribeiro: