X

Lipoaspiração ou abdominoplastia? Qual é a melhor cirurgia para o seu caso?

As cirurgias plásticas mais realizadas para melhorar o contorno corporal, sobretudo o abdome, são a lipoaspiração e a abdominoplastia. Mas qual é a indicação de cada uma delas?

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que tem como objetivo a retirada de gordura por meio do uso de cânulas conectadas a um sistema de vácuo. As cicatrizes da lipoaspiração são pequenas, com cerca de 3 mm de comprimento, e podem ser posicionadas em locais escondidos.

Importante ressaltar que, tecnicamente, a lipoaspiração não retira excesso de pele e nem possui a capacidade de agir na musculatura da parede abdominal. Por outro lado, a abdominoplastia é uma cirurgia que possui dois objetivos principais:

1) Retirar o excesso de pele da parede abdominal ;
2) Corrigir a diástase de reto abdominal.

Na gestação, ou mesmo em situações de grande aumento de peso, a pele do abdome estica, e a distensão dela pode causar estrias. Após o parto ou grandes emagrecimentos, a pele não retorna ao seu estado original e torna-se flácida, principalmente na região abaixo do umbigo.
A lipoaspiração nesta região não irá melhorar a pele, pois a lipoaspiração apenas remove a gordura. Desse modo, a cirurgia plástica que deve ser empregada é a abdominoplastia, pois esta tem a função de remover o excesso de pele.

Na abdominoplastia é gerada uma cicatriz transversa, cujo comprimento varia conforme a quantidade de pele que é removida.

Durante a gestação, além do aumento do abdome provocar o estiramento da pele, o crescimento do útero gravídico provoca o afastamento entre o ventre e os músculos retos abdominais. Esse afastamento recebe o nome de diástase dos músculos retos.

A diástase dos músculos retos é responsável pelo abaulamento abdominal após a gestação e pela sensação de estômago alto. Nesse caso, além de retirar o excesso de pele do abdome, a abdominoplastia corrige também a diástase.
Assim, nos casos em que há apenas gordura localizada, como pacientes que ainda não engravidaram, jovens, sem flacidez de pele e sem, a técnica de cirurgia plástica mais apropriada é a lipoaspiração.

Existem ainda casos de pacientes que desejam, além de corrigir a flacidez de pele e a diástase de músculos retos , remover a gordura localizada das costas, culote ou mesmo nos flancos. Nesses casos existe a possibilidade de associar as duas técnicas, procedimento conhecido com lipoabdominoplastia.

Portanto, a escolha da técnica deve ser feita após o exame clínico adequado por um cirurgião plástico para que obtenha um diagnóstico correto e seja empregada a técnica mais apropriada.

Dr Fabrício Ribeiro: