X

Minoxidil- Tenho que usar para sempre?

Um pouco da história do minoxidil

O minoxidil é um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento da calvície. Porém, não é um medicamento novo . Foi desenvolvido na década de 70.

Inicialmente, o esse medicamento  era utilizado para o tratamento da Hipertensão Arterial, a pressão alta. O mecanismo de ação é que esse medicamento tem a capacidade de vasoldilação, o que diminui a pressão dentro dos vasos sanguíneos. Na época, percebeu – se que os pacientes que utilizavam os comprimidos de minoxidil, apresentavam também melhora dos cabelos .

Com o aparecimento de novos medicamentos para tratar a pressão alta, o minoxidil parou de ser utilizado para esse fim e passou a ser utilizado apenas para tratar a a queda de cabelo .

Como o medicamento age ?

O mecanismo de ação do minoxidil no tratamento no tratamento da alopécia androgenética (calvície) é dividido em três efeitos:

  1. Vasodilatação : o minoxidil aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo.
  2. Angiogênese: aumenta o número de vasos sanguíneos no couro cabeludo .
  3. Aumento da fase anágena: O cabelo possui três fases no seu ciclo de vida. Fase anágena ( crescimento) , catágena (repouso) e telógena ( fase de queda). O minoxidil aumenta o tempo que os fios de cabelos ficam na fase anágena, que é a fase de crescimento .

Duração do tratamento da calvície

A calvície é uma doença genética. Não existe ainda terapia genética para o tratamento da calvície . Desse modo, a ação da genética é contínua na evolução da calvície.

Todo e qualquer tratamento da calvície deve ser contínuo e por tempo indeterminado  Isso porque o tratamento não irá alterar a genética da calvície , apenas irá diminuir a intensidade e evolução da queda de cabelo. Portanto, sim ! O tratamento deve ser contínuo e por tempo indeterminado .

Minoxidil : Efeitos colaterais

Como qualquer medicamento , o uso de minoxidil pode causar efeitos colaterais. Felizmente, esses efeitos são quando ocorrem são leves e fáceis de serem corrigidos .
Cerca de 3% dos pacientes podem apresentar alergia . Geralmente , se manifesta com bastante coceira e descamação do couro cabeludo . O tratamento é suspender o uso e usar uma loção de corticóide.

Alguns pacientes , principalmente mulheres, podem apresentar o aparecimentos de pêlos na face. Nesses casos deve suspender o tratamento.

Você pode assistir o vídeo no Youtube e conferir outros vídeos do meu canal.Basta clicar aqui!

 

 

 

Fabrício Ribeiro: