agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE

    Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

    Minoxidil- Tenho que usar para sempre?

    28/03/2021 | Calvície, FUE, Implante capilar, Queda de cabelo, Transplante Capilar, Variedades

    Um pouco da história do minoxidil

    O minoxidil é um dos medicamentos mais utilizados para o tratamento da calvície. Porém, não é um medicamento novo . Foi desenvolvido na década de 70.

    Inicialmente, o esse medicamento  era utilizado para o tratamento da Hipertensão Arterial, a pressão alta. O mecanismo de ação é que esse medicamento tem a capacidade de vasoldilação, o que diminui a pressão dentro dos vasos sanguíneos. Na época, percebeu – se que os pacientes que utilizavam os comprimidos de minoxidil, apresentavam também melhora dos cabelos .

    Com o aparecimento de novos medicamentos para tratar a pressão alta, o minoxidil parou de ser utilizado para esse fim e passou a ser utilizado apenas para tratar a a queda de cabelo .

    Como o medicamento age ?

    O mecanismo de ação do minoxidil no tratamento no tratamento da alopécia androgenética (calvície) é dividido em três efeitos:

    1. Vasodilatação : o minoxidil aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo.
    2. Angiogênese: aumenta o número de vasos sanguíneos no couro cabeludo .
    3. Aumento da fase anágena: O cabelo possui três fases no seu ciclo de vida. Fase anágena ( crescimento) , catágena (repouso) e telógena ( fase de queda). O minoxidil aumenta o tempo que os fios de cabelos ficam na fase anágena, que é a fase de crescimento .

    Duração do tratamento da calvície

    A calvície é uma doença genética. Não existe ainda terapia genética para o tratamento da calvície . Desse modo, a ação da genética é contínua na evolução da calvície.

    Todo e qualquer tratamento da calvície deve ser contínuo e por tempo indeterminado  Isso porque o tratamento não irá alterar a genética da calvície , apenas irá diminuir a intensidade e evolução da queda de cabelo. Portanto, sim ! O tratamento deve ser contínuo e por tempo indeterminado .

    Minoxidil : Efeitos colaterais

    Como qualquer medicamento , o uso de minoxidil pode causar efeitos colaterais. Felizmente, esses efeitos são quando ocorrem são leves e fáceis de serem corrigidos .
    Cerca de 3% dos pacientes podem apresentar alergia . Geralmente , se manifesta com bastante coceira e descamação do couro cabeludo . O tratamento é suspender o uso e usar uma loção de corticóide.

    Alguns pacientes , principalmente mulheres, podem apresentar o aparecimentos de pêlos na face. Nesses casos deve suspender o tratamento.

    Você pode assistir o vídeo no Youtube e conferir outros vídeos do meu canal.Basta clicar aqui!

     

     

     


    
    Open chat
    Chame no Whatsapp
    Olá!
    Como posso te ajudar ?