Muitas pessoas questionam se o óleo de rícino funciona como estimulante para o crescimento de cabelos. De fato, a substância é muito utilizada para essa finalidade e como uma importante aliada na saúde capilar de maneira geral. Seus efeitos podem ser vistos tanto na hidratação quanto em tratamentos diretos no couro cabeludo.
Dessa maneira, o diferencial está em identificar quais são as suas necessidades e fazer a aplicação da forma correta. Por ser completamente natural, o óleo de rícino também traz outros benefícios quando usado na pele ou na cicatrização de feridas, como de queimaduras, em que a região fica sem o crescimento de fios.
Quer saber mais? Vamos tirar as suas dúvidas sobre o óleo de rícino para que você comece a usar e veja os benefícios. Acompanhe!
Entenda o que é óleo de rícino
O óleo de rícino é extraído das sementes da planta medicinal Ricinus communis. Por ser muito conhecido por seus benefícios medicinais e cosméticos, ganhou bastante atenção em tratamentos que necessitam de antioxidantes e anti-inflamatórios. Entre os principais nomes do óleo de rícino estão Carrapateira, Mamona, Bafureira ou Baga.
O processo de extração é completamente seguro e o óleo impede a mistura com a rícina, que é o componente tóxico da mamona. Um de seus efeitos mais comentados é ser um estimulante de sucesso no crescimento capilar sem causar nenhum tipo de dano ao organismo. Em função disso, se tornou parte importante dos tratamentos focados em saúde capilar.
Conheça sua ação nos fios
Você sabia que o óleo de rícino pode ser usado como um potente condicionador natural? Seu efeito costuma fazer muita diferença, especialmente quando aplicado nos cabelos secos. Isso porque ele age diretamente no couro cabeludo, garantindo sua lubrificação e diminuindo a quebra da fibra capilar.
Com propriedades anti-inflamatórias e hidratantes, o óleo de rícino faz um bom tratamento contra a caspa e auxilia nos casos de dermatite seborreica e descamação severa. Como resultado, além de mais saudáveis, os fios também ficam mais macios e brilhantes com o uso frequente. Agora, em relação ao crescimento capilar, o óleo de rícino em alta concentração combate bactérias e fungos que são extremamente prejudiciais.
Por isso, o óleo de rícino também faz um bom tratamento contra a caspa e auxilia nos casos de dermatite seborreica e descamação severa. Vale lembrar que tudo isso é resultado de suas propriedades anti-inflamatórias e hidratantes que, juntas, atuam tanto na saúde da fibra capilar quanto na aparência dos fios que se tornam macios e brilhantes. Em relação ao crescimento dos cabelos e ao fortalecimento da raiz, a alta concentração de ácido ricinoleico é responsável por combater bactérias e fungos que atrapalham o crescimento capilar em diferentes estágios.
Queda capilar
Como o óleo de rícino faz os fios crescerem mais fortes, ele se transforma em um excelente aliado contra a queda capilar e contra a calvície. Além disso, acelera o processo de crescimento dos fios e os torna mais encorpados. O óleo de rícino também é muito utilizado na cicatrização de ferimentos, especialmente no couro cabeludo, onde a substância age de forma regeneradora.
Depois de uma queimadura no couro cabeludo, por exemplo, o crescimento de cabelo na região fica prejudicado, resultando em uma falha significativa. Pela grande quantidade de nutrientes, como Ômega 6 e Ômega 9, o ácido graxo começa um processo estimulante, especialmente no folículo piloso, fortalecendo os cabelos. Na prática, isso acontece porque ele faz com que os fios voltem para a etapa anágena, que é a de crescimento.
Faça o uso correto do óleo de rícino
Uma dúvida constante é como usar corretamente o óleo de rícino e potencializar seus efeitos. A receita para usá-lo nos cabelos é misturar uma colher de sopa no condicionador ou em qualquer hidratante capilar que tenha, ao menos, 200 ml. O mais indicado é aplicar essa mistura durante a lavagem dos fios e deixar por alguns minutos.
Agora, se deseja um resultado mais rápido, você pode usá-lo diretamente no couro cabeludo antes de dormir. O procedimento pode ser realizado dia sim e dia não. Porém, é sempre muito importante lavar os cabelos ao se levantar pela manhã. Além da diminuição da queda de cabelo, os resultados também podem ser percebidos na redução da caspa e da oleosidade excessiva.
Saber como o óleo de rícino funciona faz uma diferença e tanto na saúde dos fios. O grande segredo, no entanto, é avaliar cuidadosamente se não ocorre nenhum tipo de alergia. Para ter mais segurança contra efeitos indesejados, uma boa sugestão é aplicá-lo apenas em uma área do couro cabeludo ou do braço como um teste e observar as reações durante 24 horas antes da aplicação completa.
Gostou das informações do artigo? Então nos siga no Facebook, Instagram, Youtube e Twitter para ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos!