X
    Categories: Estética

Conheça 4 tipos de cabelo masculino e suas características

A ideia de que somente as mulheres se preocupam com a aparência já está ultrapassada. Os homens estão cada vez mais interessados em se cuidar e mais conectados às novidades do mercado capilar. Uma parte importante desse processo é conhecer os tipos de cabelo masculino e saber qual é o seu.

Mesmo quem prefere uma rotina simples de cuidados, precisa saber como escolher os melhores produtos para hidratar os fios e mantê-los limpos. Por isso, é importante apostar em um tratamento para deixar as madeixas fortalecidas e o couro cabeludo equilibrado, evitando problemas como a caspa e irritação.

Muitos homens ainda não sabem ou têm dúvidas sobre qual categoria o seu cabelo está classificado. Você é um desses? Então, continue a leitura para entender mais!

1. Cabelo crespo

Quem tem o cabelo crespo conta com fios volumosos, que costumam ficar ressecados em decorrência da facilidade com que eles têm de perder água. Esse tipo de madeixa pode ser dividido em três subtipos: 4A, 4B e 4C. Na primeira, estão classificados os fios que formam cachos definidos e pequenos.

Na segunda sessão, o cabelo não forma uma espiral, mas apresenta certa definição. Já no subtipo 4C, estão classificados os fios que não apresentam nenhuma definição. Se você se encaixa em um desses perfis, é fundamental incorporar alguns cuidados na rotina.

Para isso, faça uma hidratação com cremes e condicionador e abuse das técnicas de finalização com o uso de óleos e leave-in. Outras dicas de cuidados incluem:

  • lave o cabelo com água fria ou morna, auxiliando a fechar as cutículas, o que aumenta o brilho dos fios;
  • deixe os fios secarem naturalmente, evitando esfregar a toalha na cabeça para evitar a formação de frizz;
  • invista em um reparador de pontas com silicone para dar mais brilho e soltar os cachos já secos.

2. Cabelo cacheado

Homens que apresentam o cabelo cacheado contam com uma madeixa com espirais muito definidos. Assim como o crespo, os fios são frágeis e sofrem com a tendência de ter frizz e ressecamento. Os tipos de cabelo masculino cacheados também podem ser divididos em três tipos:

  • 3A: são os cachos mais hidratados, abertos e com menos frizz. É possível alcançar a definição por meio de um ativador de cachos;
  • 3B: nesse caso, os cachos são fechados e apresentam bastante frizz. Aqui, o uso de óleos finalizadores são essenciais;
  • 3C: nesse tipo, os fios são mais ressecados e grossos. O diâmetro é de mais ou menos do tamanho de um lápis e eles tendem a ficarem armados com facilidade.

Para manter a rotina de cuidados, é importante que os homens lavem o cabelo com shampoo no máximo três vezes por semana. Além disso, a hidratação é indispensável para deixar os fios mais bonitos. Outros cuidados que você deve adotar são:

  • seque o cabelo com uma toalha de microfibra, que absorve a umidade, preservando os cachos;
  • invista em uma nutrição capilar com o uso de óleos capilares e máscaras de nutrição;
  • use um spray ativador de cachos, que promove um tratamento progressivo do cabelo, resultando em cachos menos ressecados e mais definidos.

3. Cabelo ondulado

O cabelo ondulado apresenta o formato da letra S em seu comprimento. Ele não é reto como o fio liso, mas não chega a formar cachos. Um grande desafio desse tipo é a presença de ponta seca, raiz oleosa e o excesso de volume, fazendo com que as ondas formem uma espécie de capacete. As madeixas onduladas podem ser classificadas em:

  • 2A: nesse caso, a ondulação é superleve. As ondas são quase imperceptíveis, o que pode chegar a ser confundido com um cabelo liso. Esse subtipo pode perder a curvatura com facilidade;
  • 2B: aqui, os cabelos ondulados apresentam ondas mais marcadas. A ondulação surge do meio do comprimento às pontas. Nesse caso, a raiz é lisa, mas o comprimento tem ondas definidas;
  • 2C: esse subtipo de cabelo pode ser definido como pré-cachos. Isso porque, dependendo da finalização realizada, é possível ter o estímulo de cachos abertos. A onda se inicia na raiz e é bem marcada até as pontas.

Para manter a aparência do cabelo, lave-o com shampoo e deixe que ele seque naturalmente, pois dará uma aparência mais natural. Outras dicas incluem:

  • mantenha a nutrição e a hidratação dos fios, já que o cabelo ondulado é mais ressecado;
  • não lave as madeixas com água muito quente para evitar que fiquem ressecadas;
  • tenha cuidado na hora de pentear os fios para não aumentar o frizz.

4. Cabelo liso

O cabelo liso tem a característica de não apresentar volume e ter a tendência de sofrer com a oleosidade dos fios. Esse tipo pode ser dividido em três categorias:

  • 1A: nesse caso, a madeixa não apresenta nenhum tipo de ondulação e homens com esse cabelo têm fios finos. Por essa razão, o óleo presente no couro cabeludo desce ao comprimento com facilidade e, por consequência, o cabelo é brilhante e macio;
  • 1B: esse tipo de fio é mais grosso, mas é menos oleoso do que o cabelo 1A. Em alguns casos, a oleosidade se concentra no couro cabeludo, enquanto as pontas são normais a secas;
  • 1C: nesse grupo, encontram-se os fios com estrutura mais grossa. Por essa razão, o cabelo é bastante pesado e denso. Ele sofre ainda menos com a oleosidade e é mais volumoso que os outros subtipos.

Para que o visual ganhe mais personalidade, uma boa dica é usar fixadores e pomadas, que garantem mais definição e textura ao cabelo. Outros cuidados que você deve ter são:

  • sempre mantenha os fios hidratados com o uso de máscaras e condicionadores;
  • penteie o cabelo com cuidado para evitar que eles quebrem;
  • dê preferência aos shampoos sem sal e sem sulfatos, que limpam e nutrem o couro cabeludo;
  • use cremes anti-frizz para manter o fio liso o dia todo.

Agora que você já conhece os principais tipos de cabelo masculino, tente descobrir qual é o seu. Isso é importante para manter os cuidados específicos, garantindo a hidratação, o brilho e o volume das madeixas.

Gostou deste post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba como disfarçar a falha no cabelo masculino com 8 dicas!

Fabrício Ribeiro: