Existe uma idade mínima para realizar lipoaspiração?
Não existe uma idade mínima para fazer a lipoaspiração, embora os médicos tenham alguns cuidados na hora de analisar a situação dos adolescentes. Acontece que durante a adolescência o corpo sofre importantes mudanças físicas e psicológicas, ocasionando insatisfações com o físico e atitudes impulsivas, como mudar a aparência frequentemente. Em virtude disso, a lipoaspiração pode não ser uma solução perfeita, pois dentro de alguns anos o jovem estará naturalmente com o corpo diferente.
Além disso, os adolescentes tendem a ser imediatistas e a querer resultados rápidos. Como outras cirurgias plásticas, a lipoaspiração exige preparação para que possa ocorrer e cuidados pós-operatórios, que devem ser seguidos para garantir o sucesso do procedimento. Quando o paciente faz a cirurgia, ela precisa assumir o compromisso de seguir as recomendações médicas, como usar a cinta compressiva, para que região operada cicatrize bem.
Em relação ao perigo da cirurgia, os riscos que o adolescente corre são os mesmos do adulto, pois o que determina isso são as comorbidades, isto é, associações de mais de uma doença. Devido a isso, é importante que o interessado em fazer a lipoaspiração realize todos os exames necessários para atestar a saúde e garantir bons resultados.
Portanto, os livros de cirurgia plástica ainda não chegaram a um consenso quanto à idade mínima para poder fazer a lipoaspiração e cada cirurgião está livre para agir como entender ser o melhor. Aqui na clínica do Dr. Fabrício Ribeiro, só realizamos lipoaspiração e outras cirurgias plásticas em indivíduos a partir de 18 anos, idade em que o corpo já está desenvolvido, e que o jovem está apto a assumir responsabilidades e entender bem como funciona o procedimento cirurgia a que irá se submeter.
Para que serve a lipoaspiração
A lipoaspiração consiste em uma cirurgia plástica para retirar a gordura localizada, que permanece em algumas regiões do corpo apesar dos exercícios físicos e da dieta. Esse não é um procedimento que visa o emagrecimento, visto que o Conselho Federal de Medicina só permite a extração de até 7% da massa do paciente. Por isso, a lipoaspiração é uma cirurgia indicada para quem está apenas um pouco acima do peso e que tenha hábitos de vida saudáveis, para conseguir manter os resultados da cirurgia. A falta de exercícios e de uma dieta equilibrada podem fazer a gordura se acumular novamente.