O que é a bola de Bichat?
Bichectomia é o nome dado para a cirurgia de redução das bochechas com o objetivo de afinar o rosto. A intervenção consiste basicamente na retirada da bola de Bichat. Mas, o que são as bolas de bichat?
Bichat (Marie François Xavier Bichat) foi um anatomista francês que, em 1802, descreveu uma estrutura na face que levou seu nome. A bola de Bichat é um acúmulo de gordura na face, tem forma piramidal e seu tamanho varia de acordo com a idade. Nas crianças são maiores, e diminuem de tamanho conforme o indivíduo envelhece.
Acredita-se que a bola de Bichat tenha algumas funções, como auxiliar na sucção durante a amamentação. O problema impede que a mucosa da boca encoste uma do lado da outra durante a sucção. Isso explica o fato de as lactentes terem as bochechas maiores que crianças mais velhas. Outra função importante da bola de Bichat é de proteção. Esse acúmulo de gordura serve como um coxim protetor de estruturas neurovasculares da face.
No último ano, a bichectomia se tornou um procedimento estético muito realizado por cirurgiões plásticos. A cirurgia geralmente é realizada com anestesia local e uma sedação leve. A incisão para se ter acesso às bolas de Bichat é intra oral e o procedimento tem duração de 40 minutos. Não há necessidade de internação hospitalar: o paciente recebe alta no mesmo dia.
Desse modo, uma maneira de reduzir o tamanho das bochechas é através da retirada desses coxins gordurosos, o que deixa o rosto mais fino, contribuindo com a harmonia da face.