Bichectomia
Realizada para afinar o rosto e deixá-lo mais harmônico, a bichectomia consiste na cirurgia plástica para retirar o acúmulo de gordura nas bochechas, que forma no rosto a chamada a bola de Bichat.
O procedimento é feito com ou sem sedação e anestesia local ou geral. O cirurgião faz uma pequena incisão a partir da boca até encontrar a bola de Bichat de cada lado para removê-la. Como essa região possui nervos e canais salivares sensíveis, o procedimento só pode ser feito por uma equipe especializada, para garantir a saúde do paciente e os melhores resultados.
Sobre a bola de Bichat
O tamanho da bola de Bichat depende do peso e da estrutura genética da pessoa. Quando ela está acima do peso ideal, é comum que o rosto esteja arredondado, sendo que o emagrecimento ajuda a perder esse formato. Porém, há quem mantenha as bochechas grandes mesmo depois de emagrecer, ou ainda seja magro e com essa característica. Nesses casos, a bola de Bichat é determinada geneticamente e somente um procedimento cirúrgico pode alterá-la.
Para que o paciente não se submeta sem necessidade a uma cirurgia, que demanda cuidados especiais, os cirurgiões só indicam a bichectomia para quem possui bochechas que não podem ser diminuídas ou levantadas por meio do emagrecimento.
Bichectomia: pós-operatório
O pós-operatório da bichectomia é bastante tranquilo, desde que o paciente siga todas as recomendações médicas. Entre os cuidados nesse período estão: evitar a prática de exercícios físicos durante cerca de três semanas, colocar compressa de gelo na região nos primeiros dias e manter uma dieta leve por 10 dias.
A cirurgia de bichectomia apresenta excelente resultados, desde que seja bem indicada. Depois que o paciente faz a cirurgia, o rosto fica mais harmônico e bonito, o que contribui para o aumento da sua autoestima.