Solução para a calvície: vantagens da técnica FUE para fazer seu implante capilar
Com o avanço da tecnologia em diversas áreas da saúde para a cura de problemas no organismo, o que também ganhou alterações – para melhor – foi o transplante capilar, cirurgia utilizada para tratar a calvície. O procedimento que, anteriormente, era realizado através a retirada de uma faixa de couro cabeludo deixando uma cicatriz linear, agora, pode ser realizado de maneira menos invasiva e com resultados naturais .
Um dos sistemas de transplante capilar mais eficiente, criado em 2002, é o FUE (Follicular Unit Extraction). O procedimento consiste na retirada de folículos através de um instrumento chamado Punch, que retira folículo por folículo da área doadora. Diferente da outra técnica , que faz uma incisão no couro cabeludo, o FUE se mostra um procedimento menos invasivo e tem entre suas maiores vantagens a não produção de uma cicatriz linear no couro cabeludo. Como o diâmetro do punch utilizado para a cirurgia tem entre 0,8 a 1 mm, a cicatriz decorrente são pequeníssimos pontos brancos no couro cabeludo.
Contra-indicações
Para a realização da cirurgia, é necessário que o paciente apresente boas condições de saúde, pois este é um procedimento operatório como qualquer outro, assim, além de uma avaliação clínica exames pré operatórios são solicitados para avaliar o estado clínico.
Aqueles que possuem os cabelos muito brancos não são bons candidatos para esse procedimento, devido a dificuldade técnica para a extração dos folículos. Eventualmente, é necessário pintar os cabelos imediatamente antes da cirurgia para facilitar procedimento.
Cabelos muito crespos também são uma contra indicação relativa para a cirurgia, já que o fato dos fios serem curvos, pode levar a uma dificuldade na extração. Em alguns caso é recomendado um teste inicial para se verificar a possibilidade da cirurgia .
FUE: Com qual idade posso realizar o procedimento?
Não existe uma idade mínima para a cirurgia. A indicação do procedimento depende da extensão da calvície. Geralmente o procedimento é realizado em pacientes maiores de 30 anos, idade em que a disfunção está estável, no entanto, pacientes mais jovens que já apresentem área de calvície são candidatos à cirurgia.
Principais vantagens do Follicular Unit Extraction ( FUE )
Por se tratar um procedimento folículo por folículo, sua maior vantagem – e o motivo de tantas procuras – é devida ao aspecto natural do cabelo em seu resultado final.
A prática do Follicular Unit Extraction ficou famosa justamente pelo ótimo desempenho nos resultados dos pacientes. O instrumento punch, que auxilia a extração de folículo por folículo, produz cicatrizes discretas. Por ser um processo mais delicado e artesanal, , o procedimento pode demorar um pouco mais que os outros métodos de transplante, dependendo da quantidade a ser extraída e implantada.