Causas da queda de cabelo: saiba quais são as principais
A queda dos fios afeta tanto mulheres quanto homens e de todas as idades. Essa condição tende a comprometer de forma importante o comportamento social e os reflexos psicológicos.
Várias são as causas da queda dos cabelos e elas precisam ser detectadas de forma precisa através de um delicado e cuidadoso exame clínico. Em média, perdemos até cem fios por dia naturalmente e se há a queda de uma quantidade muito acima disso, é preciso ter atenção.
Principais causas da queda de cabelo
Entre os principais motivos que desencadeam a perda dos fios estão:
Desequilíbrio hormonal: alterações hormonais são algumas das principais causas de queda. Menopausa nas mulheres, puberdade nos homens e desequilíbrio de testosterona, por exemplo, podem derrubar os fios.
Ovários policísticos: a SOP (síndrome dos ovários policísticos) pode desencadear ou agravar a perda dos fios. Além disso, a pele também sofre as consequências, com o aparecimento de acne.
Problemas nutricionais: uma alimentação desequilibrada e com carência de vitaminas e minerais pode causar a perda dos fios.
Genética: a alopécia genética pode atingir homens e mulheres e ocasionar a calvície ou rarefação dos fios.
Tireóide: alterações funcionais, cistos e nódulos na tireóide podem causar ou agravar uma queda já existente.
Estresse: choques emocionais, estresse e desordens de ordem psicológica podem ocasionar uma série de problemas de saúde, entre eles a queda de cabelo.
Alopécia por tração: esse tipo de queda é ocasionado por conta do uso de penteados muito presos, como rabos de cavalo ou tranças muito justas.
Ao sinal de queda de cabelo e rareamento dos fios, procure imediatamente um especialista para um correto diagnóstico.