3 países onde a barba mais faz sucesso
A barba já foi sinônimo de sabedoria, posição social e status político. Atualmente, os pelos no rosto têm mais a ver com aspirações individuais, como evidenciar a masculinidade, transmitir credibilidade e estar na moda. Mas em alguns países, o interesse pela barba é coletivo, o que faz dela um item essencial do traje masculino nesses locais.
Estados Unidos
Na década de 1940, americanos fundaram o Instituto Americano do Bigode (AMI em inglês), organização que luta pelo uso do bigode e por outras ações sociais. Entre as campanhas em que a AMI se envolve estão arrecadar dinheiro para crianças doentes, pedir a diminuição dos impostos e tentar convencer o presidente Barack Obama a adotar os pelos no rosto.
Alemanha
Anualmente, a Alemanha promove o Campeonato Internacional de Barba e Bigode. Nesse concurso, os participantes são avaliados em mais de 15 categorias, que incluem bigodes imperiais e estilo livre.
Brasil
A preferência pela barba é nacional, tanto da parte de homens quanto de mulheres. O visual é encontrado e admirado em todas as cidades, independentemente da faixa etária, e as novelas, tão famosas em nosso país, acabam tornando-se uma grande vitrine de estilos. Para se ter ideia do gosto nacional pela barba, é cada vez maior o número de pessoas que procuram por transplante de barba.