5 fatos que todo homem deve saber sobre queda capilar
A calvície afeta um número muito grande de homens, por isso é sempre motivo para preocupação. A informação é sempre a maior aliada quando se trata da nossa saúde, e a melhor maneira de identificar uma disfunção é conhecendo seus sintomas. É preciso conhecer muitos fatores para compreender a calvície masculina e saber quais as causas e qual o tratamento mais eficaz para cada uma delas, coisa que só pode ser feita com a ajuda de um especialista.
Conheça 5 fatos que todos os homens já deveriam saber sobre a queda capilar:
1. Normalmente, a queda dos cabelos começa por volta dos 21 anos, mas na maior parte dos casos só é notada por volta dos 30 anos, o que pode dificultar um diagnóstico rápido e tratamento mais eficaz. Durante a juventude, os homens costumam não se preocupar muito com a queda dos fios, e só vão tomar alguma providência quando a disfunção já está avançada. Por isso, se você já completou 20 anos, fique atento aos seus cabelos, e em caso de quedas excessivas e contínuas, procure imediatamente um especialista.
2. 9 em cada 10 homens tem a calvície como uma das principais preocupações. Mesmo não dando importância aos primeiros sinais, os homens temem que a calvície masculina chegue, porque sabem que é muito comum, mas também porque que ela traz grandes impactos na auto-estima, podendo levar a problemas sociais e até mesmo depressão.
3. 40% dos homens tem pouca informação sobre a calvície e a queda de cabelo, acreditando em diversos mitos que foram se perpetuando através das gerações. As pesquisas demonstram que a maioria dos homens acredita que o único fator que leva à calvície é a hereditariedade e que ela é herdada apenas pelo pai, isso não é verdade, estresse, má alimentação ou problemas hormonais podem levar à calvície também, e nos casos de hereditariedade, pode ter sido herdado da mãe, na mesma proporção que pelo pai.
4. ⅔ dos homens no mundo tem perda de cabelo por volta dos 35 anos de idade, e com o aumento da faixa etária, aumenta a proporção dos calvos. Como a partir desta idade a queda capilar é mais comum, quem tem a disfunção de forma mais aguda, vai ver uma queda rápida. Mas não se assuste, é possível tratar.
5. A ampla maioria dos casos de calvície só são notados e começam a ser tratados, depois da perda de 50% dos fios capilares. Já pensou notar que está ficando careca depois de ficar sem a metade do cabelo? Por isso os especialistas recomendam que os homens estejam em atenção constante com a perda de fios de cabelo.