X

Quais são as 5 principais causas da queda de cabelo?

Conhecer as causas da queda de cabelo ajuda no momento de buscar um diagnóstico certeiro. Muitas vezes o problema não está no shampoo usado ou em dormir com os fios molhados, por exemplo. A questão pode estar escondida em deficiências hormonais, na má alimentação ou até mesmo em excessos de preocupações no dia a dia.

O melhor caminho para investir em um tratamento correto é pensar nas necessidades dos fios e do couro cabeludo de maneira geral. Assim, você pode avaliar seus hábitos e seus sintomas e conversar com especialistas no assunto para investir na saúde, tanto do organismo quanto dos cabelos.

Quer saber mais? Vamos mostrar os 5 principais motivos da queda de cabelo. Acompanhe!

1. Alto nível de estresse

Pode até não parecer, mas o excesso de estresse provoca uma série de reações em nosso organismo e uma das principais é a queda de cabelo. Tanto o estresse físico quanto o mental são responsáveis por alterar os ciclos de funcionamento do organismo e fazer com que os fios caiam em grande quantidade.

Além da rotina corrida do dia a dia, outras situações também contribuem para que os níveis de estresse fiquem elevadíssimos. Pode ser um choque ao perder o emprego, um trauma após passar por um acidente de trânsito ou até mesmo o diagnóstico de uma doença. Quanto mais preocupante a situação, mais as reações se tornam proporcionalmente evidentes.

2. Excesso de vitamina A ou B

Vitaminas A ou B em excesso no corpo são prejudiciais ao ciclo natural dos cabelos, embora esta seja uma situação bastante rara. Se for o seu caso, você vai notar muitos fios espalhados pela casa, uma grande quantidade nas escovas de cabelo e até no travesseiro ao acordar.

Vale ressaltar que esse tipo de situação costuma acontecer com pessoas que tomam suplementação de vitaminas por bastante tempo ou sem recomendação de especialistas. Para evitar doses em exagero, o primeiro passo é sempre tentar equilibrar a alimentação como forma de nutrir o organismo com tudo o que é necessário, além de consultar um especialista.

3. Alterações hormonais

Entre as principais causas da queda de cabelo na idade adulta estão as alterações hormonais. Nas mulheres essa condição se mostra muito evidente durante e após a insônia e nos homens pode acontecer em momentos de deficiência de testosterona. Tenha em mente que é normal perdemos cerca de 150 fios de cabelo por dia. Isso acontece por conta das fases do ciclo natural de crescimento.

4. Uso de remédios

Alguns remédios prejudicam o crescimento dos fios e ainda provocam o aumento da queda. Sempre que incluir um medicamento em sua rotina, é extremamente importante avaliar os efeitos colaterais para saber a origem da queda. Antidepressivos são especialmente citados por quem enfrenta o problema.

No entanto, outras substâncias, como anticoagulantes ou para pressão alta também são prejudiciais, nesse sentido, no início do tratamento. Após essa avaliação cuidadosa dos efeitos, caso sinta necessidade, você pode conversar com o médico que receitou o medicamento e comentar sobre a queda dos fios quando for preciso usá-lo em longo prazo.

5. Anemia

Além do excesso de cansaço, palidez e fadiga, a anemia também tem como um de seus principais sintomas a queda de cabelo. O motivo é que os fios recebem menos circulação sanguínea e, com isso, menos oxigênio e nutrientes. Assim, tendem a se tornar mais quebradiços e frágeis desde a raiz até as pontas.

Normalmente, a doença é causada pela deficiência de ferro. Entretanto, alguns casos acontecem em decorrência da falta de vitamina B12 no organismo. Assim, depois do diagnóstico, é fundamental fazer acompanhamento nutricional com alimentos indicados para que o tratamento seja eficiente.

Pronto! Agora você já conhece as principais causas da queda de cabelo. O primeiro passo para manter os fios saudáveis é identificar qual problema interfere no seu organismo e se a queda acontece de dentro para fora ou apenas por hábitos prejudiciais na rotina. Assim, fica muito mais simples estimular o crescimento das madeixas ao combinar cuidados de beleza e saúde.

Fabrício Ribeiro: