agende sua consulta
telefone
11 3266-2418
11 3266-2112
whatsapp
11 98752-2272

Cirurgia Plástica & Transplante Capilar | Dr. Fabrício Ribeiro

AGENDE SUA CONSULTA
11 3266-2418
11 3266-2112
Whatsapp11 98752-2272
Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Assista a entrevista com Dr Fabrício no Jornal da Record !

Avaliação Online Transplante FUE

Blog Transplante Capilar Dr. Fabricio Ribeiro

A cirurgia capilar atual

10/01/2014 | Calvície, FUE, FUT, Transplante Capilar

cirurgia-capilarO implante capilar moderno é resultado de mais de 200 anos de pesquisa . Por muito tempo, as cirurgias tiveram resultados artificiais, os famosos cabelos de boneca, e isso faz uma certa propaganda negativa para a cirurgia moderna.
A cirurgia capilar atual baseia-se na unidade folicular, que é a unidade básica dos cabelos. A descoberta da unidade folicular foi um divisor de águas, a ponto de se afirmar que antes do conhecimento da unidade folicular os resultados eram artificiais e, após a descrição desta, os resultados passaram a ser naturais.
A unidade folicular é uma estrutura complexa formada por uma glândula sebácea, o músculo piloeretor e por um grupo de fios (de 1 a 4). Porém, a cirurgia capilar moderna é mais especializada do que apenas implantar o cabelo na forma de unidade folicular. A cada dia, novos instrumentos, microscópios, aparelhos e até robôs são desenvolvidos para facilitar a sua realização.

Os princípios básicos da cirurgia capilar moderna

Para a programação da cirurgia é necessário respeitar alguns conceitos importantes. O princípios básicos são:

  1. ”Cirurgia capilar utilizando apenas unidades foliculares”: Para ter um resultado totalmente natural é fundamental que sejam implantadas unidades foliculares uma a uma. Porém, isso isoladamente não garante um resultado 100% natural.
  2. ”Unidade certa, no lugar certo”: As unidades foliculares devem ser implantadas seguindo um padrão natural, ou seja, as primeiras fileiras devem ser compostas apenas por unidades foliculares de um único fio. Esta tática recria a linha anterior do cabelo. Ninguém possui na linha anterior unidades foliculares de 2 a 3 fios, e assim , a cirurgia precisa recriar este aspecto.
  3. “Densidade”: Sem dúvida a cirurgia capilar com resultado natural é aquela que produz um resultado denso. Porém, não existe um número exato sobre qual é a densidade natural. Muitas variáveis influenciam nesta resposta, como: o tamanho da calvície, o tipo de cabelo, a cor e outras. No entanto, sabe-se que um indivíduo que apresenta queda de cabelo só irá perceber que está perdendo cabelos quando perder de 30% a 50% da massa capilar. A partir disto, estima-se que a densidade ideal é de 40 unidades foliculares por cm², o que equivale a pouco mais que a metade da densidade original.
  4. “O desenho da linha anterior é uma arte”: Uma das dificuldades é recriar a linha anterior, que são as primeiras fileiras de unidades foliculares implantadas. Já vimos que nesta parte da cirurgia de transplante capilar deve-se apenas utilizar unidades foliculares contendo um fio. Além disso, o desenho da linha anterior deve ser “em linha quebrada”, ou seja, deve ser irregular. Uma linha anterior, uniforme, com os folículos milimetricamente um ao lado do outro, produz um resultado completamente artificial.
  5. “Sentido e inclinação dos fios”: Na cirurgia capilar os fios devem ser implantados respeitando a inclinação natural, na presença de “redemoinhos”, em especial quando se está fazendo a coroa, deve-se respeitar o sentido e inclinação dos fios.
  6. “Área doadora”: Umas das principais preocupações dos interessados em realizar a cirurgia capilar é de onde serão retirados os fios. Eles são retirados da região lateral e posterior da cabeça do próprio indivíduo. Existem duas maneiras dos fios serem retirados. A mais utilizada é a técnica FUT ( follicular Unit extraction), em que se retira uma faixa de couro cabeludo e a partir desta os fios são preparados. A outra é a técnica FUE, em que as unidades foliculares são individualmente retiradas.

Esses são princípios básicos, uma cirurgia que respeite esses princípios certamente terá um resultado natural.



WhatsApp Chame no WhatsApp!