Implante Capilar Fio a Fio: conheça as técnicas
Por muitos anos, o procedimento que retirava uma faixa de couro cabeludo do paciente para extrair os fios que seriam transplantados era a única saída para quem procurava tratamentos cirúrgicos. Em 2002, no entanto, uma nova técnica surpreendeu pelos resultados naturais e pós-operatórios simplificados: o implante de cabelo fio a fio.
O FUE (Extração Folicular Unitária) utiliza um método exclusivo: o implante fio a fio com uma ferramenta chamada Punch. Esse bisturi tem menos de 1 milímetro, o que resulta em cicatrizes puntiformes (não perceptíveis).
Esse tipo de “tratamento” da calvície, por ser menos invasivo que a técnica FUT (que retira uma faixa de couro cabeludo para extrair os fios), é uma das mais recomendadas pelos cirurgiões – mas cabe a ele determinar qual tipo de procedimento é o mais eficaz e adequado para cada situação.
Como o FUE é realizado?
Para alcançar os melhores resultados, a técnica FUE utiliza uma ferramenta exclusiva, o Punch, como citado anteriormente. O bisturi é extremamente pequeno, com 0,8 a 0,9mm de diâmetro – e por isso a cicatrização é imperceptível.
O FUE extrai os fios do próprio paciente para o transplante, geralmente da nuca ou da lateral da cabeça. A técnica conhecida como BHT (Body Hair Transplant) é uma alternativa para quem não tem fios fortes e precisa de outra área doadora, como a barba ou o peito.
Raspar o cabelo da área doadora é um dos primeiros passos, pelo fato de que a visualização das unidades foliculares ficar facilitada. O punch retira, em média, de 1 a 4 fios por vez e cada sessão pode implantar até 3.000 fios no paciente.
Resultados
Sem sutura (ponto) e com cicatriz puntiforme, o resultado do transplante capilar é um dos mais naturais. Os cuidados pós operatórios são simples e facilitados: geralmente o paciente pode voltar às suas atividades laborais após 2 ou 3 dias, sendo necessário dormir com a cabeça elevada, fazer compressas de água fria e tomar medicações conforme recomendação.