Implante capilar: cuidados necessários para o período pós operatório
Após a realização do implante capilar, é importante que o paciente siga os cuidados pós operatórios recomendados pelo médico para evitar desconfortos na região operada e acelerar o processo de cicatrização. Dessa forma, os resultados esperados também serão observados mais rapidamente.
Cuidados fundamentais
No dia da cirurgia: a cirurgia tem duração média de 5 horas. Após o procedimento o paciente permanece internado por 4 horas. Desse modo, não necessidade de dormir no hospital na maioria dos casos.
Quando lavar o cabelo: os fios só podem ser lavados um ou dois dias depois de realizado o implante capilar. Além disso, também é importante utilizar o shampoo determinado pelo médico, que possui a formulação adequada para contribuir com a correta cicatrização.
Bebidas alcoólicas: como o período pós-operatório é acompanhado de medicação, é fundamental evitar as bebidas alcoólicas, para que os remédios cumpram sua função. Outra ressalva constantemente feita pelos médicos é com relação ao tabaco, que deve ser evitado pois diminui o fluxo sanguíneo no corpo e, consequentemente, na região operada.
Evite coçar a região: o principal sintoma da cicatrização do couro cabeludo é o prurido. Mas, ao sentir essa comichão, evite passar a unha. A melhor maneira de atenuar o desconforto é dar palmadinhas no local e, em casos mais incômodos, solicitar ao médico a prescrição de uma pomada.
Como deitar: a fim de ajudar na circulação sanguínea, a cabeça deve ficar elevada. Para isso, costuma-se recomendar a utilização de dois ou até três travesseiros ao dormir.