Implante capilar feminino requer fios fortes e volumosos
Saiba mais sobre as técnicas mais utilizadas para a queda de cabelo
A queda de cabelo é um grande problema na vida de milhares de mulheres, seja por uma doença sistêmica – como anemia –, tratamentos hormonais ou doenças, como a calvície feminina. Uma das soluções mais eficazes, principalmente para quem se encontra em um quadro intenso, é um implante capilar ou transplante capilar.
O Implante capilar
Foi em 1996 que a técnica de implante capilar em mulheres, surgida em 1883, no Japão, ganhou um novo recurso para garantir melhores resultados: a unidade folicular. Esse procedimento é utilizado em 2 tipos de cirurgia, o FUT (Follicular Unit Transplantation) e o FUE (Follicular Unit Extraction).
Follicular Unit Transplantation
Nessa técnica de transplante capilar feminino, uma faixa do couro cabeludo é retirada e separada em folículos, que são aplicados posteriormente fio a fio. Esse tipo de procedimento deixa uma pequena cicatriz linear e imperceptível.
Follicular Unit Extraction
Nesse caso, os fios implantados são extraídos um por um da área doadora, por um bisturi do tipo punch. A cicatriz é puntiforme e o resultado da cicatriz é menos perceptível quando comparada com a cicatriz linear.
O resultado definitivo não é imediato. Após a cirurgia os fios costumam cair, voltando a crescer depois de alguns meses. Uma boa notícia é que, como os fios não possuem os genes da calvície, uma vez totalmente crescidos, não irão cair novamente.
A técnica, entretanto, tem alguns requisitos. Por exemplo, fios mais grossos e fortes apresentam os melhores resultados. Isso porque a cobertura da região calva envolve três fatores: a densidade de folículos, o número médio de fios por folículos e por fim a espessura do fio. O objetivo da cirurgia não é apenas implantar mais cabelos , mas dar cobertura completa à área calva.
O pós-operatório
O procedimento é realizado com anestesia local e não há necessidade de internação. A paciente por retornar para casa imediatamente após o término do implante de cabelo feminino. A lavagem do cabelo, por sua vez, deve ser feita um ou dois dias depois da sessão, de acordo com as instruções médicas. Para dormir, é aconselhável utilizar dois travesseiros, pois isso ajuda a diminuir o inchaço da área. Além disso, compressas de água ajudam na cicatrização e na aparência natural da área que recebeu o implante.