Lipoaspiração x lipoescultura: descubra a diferença entre os dois procedimentos
Apesar dos nomes semelhantes, a lipoaspiração e a lipoescultura são procedimentos diversos que ajudam quem deseja retirar gordura localizada de alguma parte do corpo, mas não consegue bons resultados apenas com a adequação dos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.
Portanto, as duas técnicas são realizadas principalmente por motivos estéticos e requerem mudanças no estilo de vida para garantir a duração dos resultados. Após a realização desses procedimentos, o paciente precisa ficar atento para evitar que volte a ter o corpo de antes, dando maior atenção à alimentação e à prática esportiva.
Lipoaspiração
Na lipoaspiração, o cirurgião aspira a gordura localizada abaixo da pele do paciente com o auxílio de uma cânula. Todo o procedimento é realizado com anestesia local e, por isso, é tranquilo para o paciente.
O Conselho Federal de Medicina determina algumas regras que devem ser cumpridas na cirurgia, como o percentual máximo de gordura retirada, que não deve ultrapassar 7% da massa corporal do paciente. Além disso, a instituição proíbe que as clínicas realizem lipoaspiração em regiões muito próximas a órgãos e vasos sanguíneos, pois elas estão mais expostas a possíveis riscos.
Lipoescultura
Diferente da lipoaspiração, a lipoescultura remodela o corpo com a gordura corporal em vez de descartá-la. Ou seja, se o paciente se sente incomodado com a gordura em determinada área, nesse procedimento ele tem a oportunidade de retirá-la para acrescentar à outra região, obtendo contornos mais uniformes e bonitos. Por isso, nesse procedimento não há perda de peso, uma vez que a gordura é transferida para outras áreas e permanece no corpo.