Minoxidil: o que é, como usar e quais são os tratamentos
Substância utilizada contra hipertensão é a nova queridinha para tratar queda de cabelo e calvície
Quem poderia imaginar que um tratamento capilar tão eficaz seria descoberto por acidente? Pois foi isso o que aconteceu com o Minoxidil, um princípio ativo capaz de tratar e estimular o crescimento dos cabelos e fortalecer os fios frágeis.
A priori, o Minoxidil era utilizado como um medicamento vasodilatador para hipertensão, ou seja, contra a pressão alta. No entanto, alguns pacientes começaram a observar o crescimento intenso de pêlos no corpo, e, a partir daí, foram desenvolvidas as famosas loções com o princípio ativo.
Minoxidil: para que serve?
O Minoxidil é indicado para tratar a queda de cabelo, estimular o crescimento dos cabelos e dos pêlos do corpo, engrossar e fortalecer os pêlos e fios finos e frágeis. O tratamento mais comum é contra a alopecia androgenética, também conhecida como calvície.
Minoxidil: como ele atua no organismo?
Essa é uma pergunta difícil para os pesquisadores, pois existem diversas hipóteses desde a descoberta do Minoxidil como tratamento capilar. De um lado, pesquisadores dizem que o princípio ativo é capaz de estimular a circulação sanguínea e, consequentemente, fornecer mais oxigênio e nutrientes para os folículos. Do outro lado, acredita-se que o Minoxidil é responsável pela abertura dos canais de potássio nas membranas celulares, prolongando a fase anágena dos fios (crescimento ativo do cabelo).
Sendo assim, não há um acordo dos cientistas sobre como ele atua no organismo, apenas que o resultado de seu uso é estimular o crescimento dos cabelos, fortalecendo-os.
Minoxidil 2% e 5%
É muito comum observarmos essa numeração ao lado dos produtos com Minoxidil e é extremamente importante sabermos do que se trata. Basicamente, a numeração representa a solução concentrada do produto, e cada uma delas tem uma indicação.
A solução de 5% é não é indicada para o tratamento de mulheres, pois essa quantidade de Minoxidil pode estimular o crescimento acelerado de pêlos em outras partes do corpo, como o rosto. Portanto, a solução com menor porcentagem (2%) é a mais recomendada para as mulheres; e para os homens, a maior (5%), segundo especialistas.
Comprimido ou loção?
Os comprimidos são contra-indicados para o tratamento capilar, pois impactam em todo o organismo humano, ou seja, apresentarão os efeitos do tratamento de hipertensão. As loções de uso tópico foram desenvolvidas especialmente para o tratamento contra queda de cabelo e calvície.
Minoxidil: como usar
Geralmente, Minoxidil shampoo é usada duas vezes ao dia na região com queda de cabelo ou alopecia androgenética antes da lavagem habitual, ou seja, com o couro cabeludo seco. O efeito do produto pode variar de acordo com o estado clínico do paciente – comumente, de dois meses a um ano. O tratamento é prolongado e, caso interrompido, está sujeito a perder seu efeito e estimular novamente as disfunções.
É importante ressaltar que somente um especialista poderá determinar o uso de Minoxidil para o tratamento de queda de cabelo, calvície masculina e calvície feminina. Se você ainda tem dúvidas, entre em contato com a Clínica do Dr. Fabrício e esclareça tudo sobre o produto e outros métodos de tratamento.