O que fazer quando começar a perder cabelo?

16/12/2013 | Calvície

perder-cabeloA queda de cabelos é comum. Perdemos entre 50 e 100 fios por dia, e isso pode ser considerado até mesmo saudável. No entanto, quando notamos que a queda é maior do que o normal, é importante procurar ajuda para descobrir as causas e saber qual é o tratamento mais indicado. A busca por ajuda de um profissional da área ajuda a reverter os danos antes que isso fique mais grave, sendo necessário um transplante ou um implante capilar.

Causas

São muitos os motivos que podem levar à calvície. Muito mais comum em homens, a genética pode ser um dos principais fatores, assim como disfunções hormonais. O estresse, algo que faz parte da vida de muitas pessoas atualmente, também é um dos grandes vilões da saúde dos cabelos. A liberação excessiva de adrenalina pode fazer a queda ficar muito intensa, por exemplo.

O uso de algumas substâncias, como cigarros, álcool e alguns medicamentos, pode resultar também em queda dos fios capilares.

O importante, ao descobrir a causa, é que podemos saber se a queda é temporária ou se é algo que pode piorar. Desta maneira, o tratamento prescrito terá mais chances de ter bons resultados.

Tratamentos

Para cada causa, um tratamento é mais indicado. Ele pode ser feito com o auxílio de medicamentos ou ainda com mudança de hábitos: praticar atividades físicas ou ainda parar/ diminuir o uso do álcool e do cigarro.

Para os casos mais graves, em que a chance de reverter o quadro é muito pequena, o mais indicado é o transplante capilar – uma cirurgia que deve ser feita por profissionais em consultórios ou hospitais equipados para esta espécie de tratamento. Como qualquer outra cirurgia, deve ser bem pensada com a ajuda de um médico, e cuidados devem ser tomados tanto antes quanto depois da operação.