Óleo de Rícino ajuda o cabelo a crescer ?
Toda semana eu recebo uma mensagens no direct do meu instagram perguntando sobre medicamentos , produtos ou mesmo alimentos que ajudam os cabelos a crescerem . Aliás, se vc não me segue no instagram , eu vou deixa lo aqui para vc me seguir lá também.
Dentres os produtos mais perguntados , sem dúvida o oléo de rícino, também conhecido como oléo de mamona é um dos mais questionados .
Se você quer saber , se o óleo de rícino funciona, leia o texto até o final que você vai descobrir.
O melhor lugar para procurar informações técnicas na área da saúde é o Pubmed .
O Pubmed é um buscador , como se fosse o “google dos artigos científicos”. Após acessar , digita as palavras chaves que está procurando e tem acesso há um série de artigos científicos.
Eu procurei artigos relacionados ao óleo de rícino. Eu busquei pelo nome em inglês – castor oil.
Apesar de existirem uma série de artigos que falam sobre o óleo de rícino, sobre no que ele pode ser utilizado, quando se estuda o seu efeito nos cabelos existem poucas informações .
O nome científico da mamona é ricinus communis, é um planta que é originária na Índia, no entanto, hoje ela é encontrada em mais de 50 países.
Aqui no Brasil o nome popular da ricinus communis mais utilizado é Mamona, porém dependendo da região do país , a mamona pode ser conhecida por outros nomes. Os outros nomes para mamona que eu encontrei foram : bafureira, baga, carrapateira, mamono e rícino. E vc? Como a mamona é conhecida aí na sua região ? Escreve aqui nos comentários para todos sabermos .
Mas afinal, do que é formado o óleo de rícino?
Basicamente ele é formados por ácidos graxos . Glicerídeos de linoleico e oleico, ácidos esteárico e dihidroesteárico e principalmente ácido ricinoleico, que representa cerca de 80 a 90% de todos os ácidos graxos.
Outros componentes também são encontrados como globulina, lipase, Vitamina E ou tocoferol.
Sabe se que o óleo de rícino possui propriedades antiinflamatória , antifúngica , antibacteriana e laxativa.
No sistema respiratório , existem relatos da eficácia no tratamento da rinite e bronquite, ação antibiótica para peneumonias contra fungos e bactérias .No sistema cardiovascular , um estudo em cães mostrou que pode diminuir a pressão arterial.
No sistema digestivo , é muito utilizado como laxativo. O óleo de rícino tem efeito irritativo fazendo com que o intestino funcione mais rápido .
Na área da ginecologia existem vários estudos que mostram que o óleo de rícino pode induzir o trabalho de parto . E sobre esse tema , é o que existe a maior quantidade de estudos. Dêem uma olhada . São vários artigos falando sobre ação do óleo de rícino na indução do trabalho de parto .
Mas sobre os cabelos ? o óleo de rícino tem algum efeito?
Existem relatos na literatura que pode ter efeito para o tratamento da tinea capitis e para o tratamento da dermatite seborreica, provavelmente por sua ação antifúngica.
Ainda, é possível encontrar relatos do efeito desse óleo com agente bactericida, podendo ser utilizado para o tratamento de foliculites, irritações , coceira no couro cabeludo.
Outra ação identificada do óleo é a hidratação dos fios . Mas na verdade , esse efeito é compartilhado por todos os tipos de óleos .
Portanto, pesquisando na literatura científica , eu não encontrei nenhum estudo que comprovasse a ação positiva do óleo de rícino no crescimento capilar .
Isso não significa que o óleo não apresente esse efeito, pois é comum o relato de várias pessoas, de que usaram o óleo e o crescimento do cabelo melhorou .
É necessário um estudo bem desenhado para que se tenha um conclusão.
Eu não recomendo o uso do óleo para o crescimento do cabelo, pois as minhas recomendações são técnicas, e precisam ser baseadas em evidências científicas .