Pesquisa indica que procura por implante de barba cresceu 6 vezes em 5 anos
Mais em alta do que nunca, os primeiros implantes de barba foram realizados em 1996 pelo cirurgião Bessam Farjo, com o intuito de encobrir cicatrizes no rosto que afetavam o crescimento dos pelos. Desde então, a procura dos homens pela cirurgia cresceu exponencialmente, pelos mais diversos motivos, sobretudo estéticos.
Segundo o médico Farjo, o aumento de seis vezes no volume de buscas por esse procedimento em cinco anos ocorreu sobretudo por causa da influência cinematográfica na moda masculina. Os atores Brad Pitt e George Clooney, que costumam deixar os volumosos e bem aparados pelos faciais sempre à mostra, têm servido de inspiração aos homens ávidos por mudanças no visual.
Como é feita a cirurgia
Outro fator responsável pelo aumento das cirurgias é a facilidade de realização. A técnica utilizada no transplante de barba é a mesma do transplante capilar, que inclui anestesia local e rápida recuperação, além de um resultado extremamente natural.
Os pelos retirados da chamada área doadora são retirados do próprio paciente, de áreas como a parte inferior do couro cabeludo. Após, o especialista os transplanta para a região facial do paciente, em um procedimento que leva cerca de duas horas. No mesmo dia, o paciente já recebe alta, com as atividades físicas podendo ser retomadas rapidamente em cerca de duas semanas.
Os resultados definitivos aparecem gradualmente, e a barba final aparece em até um ano.